TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASO SCHIN

Exames: CASO SCHIN. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  2.416 Visualizações

Página 1 de 3

01. Qual foi o fato crucial que impulsionou a decisão de entrar no mercado de cerveja em 1989? Porque que os administradores da empresa optaram por criar um produto mais barato que os oferecidos pelas marcas líderes do mercado?

O que impulsionou a Schincariol no mercado cervejeiro foi o fato que as empresas não conseguiam atender a demanda deste mercado. O produto mais barato foi resultado de uma estratégia de diferenciação pelo preço como forma de posicionamento no mercado. E com o tempo a cerveja se tornou seu maior produto.

02. Quais são os perigos da concentração de decisões nas mãos de Nelson Schincariol para o grupo? Qual foi o impacto de seu falecimento no crescimento do grupo?

O fato da concentração das decisões na pessoa de Nelson Schincariol não permitia uma estruturação completamente profissional dentro da empresa, ela era falha, logo após sua morte a empresa passou por um período de dificuldades, chegando até mesmo a perda de mercado.

03. Analise e discuta a decisão de criar a marca Primus. Foi uma decisão programada ou não programada? Como você avaliaria a eficácia da decisão?

Foi uma decisão não programada em reação as condições do mercado. Não consideramos uma decisão eficaz, pois os objetivos traçados não foram atingidos, contudo ganharam experiência.

04. Compare a decisão de criar a Primus com a de lançar a Nova Schin com base no conceito de racionalidade limitada de Simon.

O conceito de Racionalidade Limitada de Simon diz que a racionalidade nunca será completa porque nunca se terá controle completo de todas as variáveis. No lançamento da Nova Schin foram levados em conta fatores aprendidos no processo de criação da Primus. O planejamento do lançamento da Nova Schin foi feito com mais calma, planejaram com mais tempo e recursos.

05. Que vantagens e desvantagens da decisão de desvincular a antiga marca Schincariol do novo produto Nova Schin poderia trazer para a empresa.

Vantagens: Não carregar o preconceito que a antiga marca sofria, alterando a percepção de qualidade da antiga cerveja, agregando valor a marca.

Desvantagens: São que ela não leva a tradição da marca.

06. O lançamento da Nova Schin foi uma decisão racional ou intuitiva? Que medidas foram tomadas para reduzir a imprevisibilidade da decisão?

A Nova Schin foi uma decisão racional. Porque eles já haviam obtido experiência com a Primus e a Glacial, e desta vez, todos os fatores estavam claros.

Para reduzir a imprevisibilidade da decisão foram realizadas várias pesquisas, tanto para avaliar os problemas e posição da antiga marca no mercado, quanto para conhecer as preferências de paladar do público.

07. Que fatores contribuíram com o sucesso e a consolidação da Nova Schin no mercado de cervejas?

A Nova Schin foi lançada após uma série de pesquisas que diagnosticaram os problemas, posição no mercado, preferências e paladar do público, assim desenvolveu um produto respeitando as características do consumidor. Além disso, foi fundamental o investimento em publicidade, elevados a 120 milhões de reais no lançamento do produto, com uma agressiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com