TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Caso Schin

Artigo: Contabilidade Caso Schin. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  2.032 Palavras (9 Páginas)  •  1.013 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 CÓDIGO DE ÉTICA DO CONTADOR 4

2.1 IREGULARIDADES REALIZADAS PELO CONTADOR DA SCHINCARIOL 4

2.2 COMPORTAMENTO DO CONTADOR, DIANTE DAS FRAUDES REALIZADAS 4

2.3 PENALIDADES QUE O CONTADOR PODERÁ SOFRER 4

3 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 5

4 SITUAÇÃO ECONÔMICA DA ORGANIZAÇÃO 6

5 A EXPANSÃO DA EMPRESA E O PAPEL DA CONTABILIDADE 7

6 ASPECTOS ÉTICOS DESCONSIDERADOS NAS ESTRETÉGIAS 8

7 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Trago nesse trabalho um estudo sobre o caso Schincariol , onde mostra um uso inadequado do códigos de ética nos negócios ou melhor como não foi usado. Vamos mostrar como o profissional contábil agiu de forma erronia , displicentemente e de mal fé para com a ética nos negócios, mostrando a evolução e ganho de mercado da empresa cervejeira primo Schincariol Industria de cerveja e refrigerante S/A , através de fraudes contábeis na sonegação de impostos, suborno,empresas fantasmas irregularidades nas notas fiscais que acompanhavam os transportes de cerveja e muitos outros delitos fiscais .essa descoberta de fraudes se deu com o grande crescimento do grupo Schincariol em um curto espaço de tempo, as concorrentes sentindo o peso da concorrente começaram a fazer denúncias,elaboraram dossiês em que acusavam a cervejaria de Schincariol de montar esquema para enganar o fisco, tendo assim poder de aumentar suas empresas e ganhando espaço no mercado de forma desleal .estaremos vendo como seus profissionais contábeis ferio o código de ética do profissional contábil nos negócios e qual a penalidade cabíveis para esses delitos.O comportamento organizacional referindo-se a esse caso onde podemos observar de uma forma sucinta a situação em que a empresa primo Schincariol foi atuada.podemos observa como deu origem e as artimanhas que o profissional contábil dessa entidade usou para ajuda nesse crescimento , mas de uma forma errônea, transgredindo a lei e ferindo o código de ética do profissional contábil a esse desenvolvimento .

2 CÓDIGO DE ÉTICA DO CONTADOR

Este Código de Ética Profissional tem por objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os Profissionais da Contabilidade, quando no exercício profissional e nos assuntos relacionados à profissão e à classe. Se todo profissional contábil agisse conforme o código de ética a imagem do contador teria ainda mais uma imagem de um profissional dos mais honestos e respeitosos. Pois o profissional contábil já tem por natureza essa imagem e reputação, mas embora muitas das vezes alguns profissionais da areia se deixa levar pela ganância e cai na cilada usando de mau uso suas habilidade profissionais .

No caso da empresa Schincariol mesmo foi varias as irregularidades feitas pelo contador como, por exemplo: esquema de sonegação de impostos, crime contra a ordem tributaria contábeis, paraíso ficais no caribe, prejuízos em crédito tributário, operações criminosas para enganar o fisco. Exportações fictícias, notas ficais de empresa fantasmas, rede de sonegação como PIS, ICMS, IPI, CONFINS E IR, utilização e notas ficais frias ou viajadas,notas fiscais subfaturadas, uso de caminhão duble,a aquisição de matéria prima utilizada nas fabricas sem a devida documentação fiscal,a realização de exportações fictícias com declarações falsas ,utilização de artifícios da triangulação das notas ficais ou seja entrega em lugar diferente do indicado entre muitas outra irregularidade.

O profissional contábil desse caso da Schincariol errou e infligiu varias vezes o código de ética do profissional contábil ,podemos citar por exemplo alguns itens como:

I- Exercer a profissão com zelo,capacidade técnica,observando toda legislação vigente,em especial aos princípios de contabilidade e as normas brasileiras de contabilidade, e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores,sem prejuízo da dignidade e independência profissional;.

aqui por exemplo ouve uma falta enorme de honestidade e sem zelo, pois ele olhou visando lucro para ele e para a empresa não se importando de como conseguiria tal objetivo, deixando de lado a honestidade e zelo como pedi o código de ética do profissional contábil

artigo 3º temos também

II – assumir, direta ou indiretamente, serviços de qualquer natureza,

com prejuízo moral ou desprestígio para a classe;vejo aqui que ele demonstra constantemente atos que dão prejuízo moral ou desprestigio para classe, pois contadores são vistos como profissionais sérios e honestos mas com atitudes de alguns profissionais assim a imagem fica manchada.ainda no artigo 3º...

III- VIII – concorrer para a realização de ato contrário à legislação

ou destinado a fraudá-la ou praticar, no exercício da profissão, ato

Definido como crime ou contravenção; com tantos atos criminosos que o cantado nesse caso fez se tornou um péssimo profissional. Pois fez mau uso de seus conhecimentos para agir de forma errada, dando prejuízo ao estado e a terceiros.

2.1 COMPORTAMENTO DO CONTADOR, DIANTE DAS FRAUDES REALIZADAS

Podemos perceber que o conhecimento do profissional é bem grande, mas agiu de forma errada, o contador deveria não aceitar fazer essas manobras para sonegar impostos, e ainda deveria fazer uma denúncia, mas ao contrário procurou de forma criminosa todas lacunas possíveis para exercer seus serviços para sonegar impostos em pró da ganância de se obter dinheiro de forma ilegal. É um pena esse profissional agir assim, muitos devem pensar o contador foi fera, mas sei que não é por ai, se temos a graça de nos formar e ser um profissional de alto nível porque gasta sua sabedoria, seus conhecimento armando esquemas fraudulentos, trazendo vergonha e desconfianças para os demais profissionais contábeis, e outros com mas intenções se espelhando e vindo a tona mais casos de fraudes e mais imagem ruim para classe contábil. Esse contador não só rebaixou sua moral, mas a de todos os outros profissionais contábil.é uma pena

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com