TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIM - Comunicação Integrada de Marketing

Projeto de pesquisa: CIM - Comunicação Integrada de Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.729 Palavras (7 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CIM – COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING 5

4 O BOTICÁRIO E AS FERRAMENTAS DE MARKETING 7

5 O BOTICÁRIO E O MERCADO DE AÇÕES 9

5.1 ANÁLISE CONTABIL DE O BOTICÁRIO 10

5.2 OÍNDICES DE LIQUIDE 10

6 CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo de demonstrar a análise realizada do artigo, procurando mostrar as estratégias utilizadas pela empresa em sua gestão, utilizando as ferramentas para o desenvolvimento e o crescimento desta organização, e procurar fazer uma ligação entre os conceitos estudados nas disciplinas do quinto semestre de administração.

O desenvolvimento deste trabalho foi importante, pois demonstrou que pode ser usado muitas ferramentas de gestão esclarecendo todas as duvidas.

Para a elaboração e análise deste trabalho foi utilizado o artigo sobre a empresa O Boticário.

2 DESENVOLVIMENTO

Estamos vivendo em um mundo globalizado, onde as empresas competitivas estão buscando a perfeição dos produtos, e tem utilizado ferramentas de gestão, no momento as empresas atual no mercado dinâmico e competitivo. As organizações precisam estar sempre em busca de ferramentas, estratégicas de gestão para sobrevivência e destaque no mercado em que atuam. Neste sentido se torna indispensável citar o Marketing como uma ferramenta que procura realizar o desenvolvimento das organizações para conquistar satisfação e as necessidades dos clientes. Segundo Limeira 2003 as empresas reconheceram que a decisão final na compra estava nos clientes e passaram a adotar praticas como pesquisa de mercado, adequação de produtos às necessidades dos clientes, comunicação dos benefícios do produto e expansão e diversificação dos canais de distribuição. Surge com isso, a percepção de que uma empresa necessita considerar sua atividade a partir da perspectivados clientes, posicionando-os no centro de suas atividades.

3. CIM – COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING

A Comunicação integrada de marketing busca integrar e envolver o mercado, usando como ferramenta propaganda, promoções, patrocínios suas principais características e estudar novas estratégias junto a o mercado, divulgando novos produtos, serviços e soluções. A importância “CIM” para as empresas e fazer com que suas marcas fiquem conhecidas e tenha uma aceitação dos clientes.

A qualidade e os preços dos produtos estão muito próximos de uma empresa e outra, a diferenciação entre os concorrentes esta em compreender suas necessidade e adaptarem-se as mudanças que ocorre muito rápido. Cada elemento de comunicação pode funcionar bem sozinho, mas geram melhores resultados quando são cuidadosamente mesclado.

Propaganda tem como objetivo apresentar produtos e serviços subsidiada por um patrocinador.

Promoções de vendas esta pressente em nossas vidas e no dia-a dia das empresas e uma ferramenta muito importante a disposição de marketing onde são usadas varias campanhas promocionais, visando o aumento das vendas e uma participação maior no mercado, as promoções são em curto prazo para estimular uma compra mais rápida ou em grande quantidade.Tipos de promoção brindes, amostragens, sorteios, concursos, garantias.

Relação Publica são empresas que estão interessadas em se comunicar com diversos tipos de públicos, para criar uma imagem positiva da empresa e dos produtos. Para KOTLER E KELLER(2006) o papel das relações publicas é muito além de apenas divulgação. Consiste em apoiar o lançamento de novos produtos ou reposicionamento de um produto maduro, captar interesse por uma categoria de produtos, influenciarem grupos específicos, defender produtos que enfrentaram problemas públicos e construir uma imagem corporativa que reflita positivamente nos produtos.

Marketing Direto procura atingir o consumidor de uma forma direta e padrão já definido usando sempre inovações. E uma ferramenta de baixo custo, mais seu retorno nem sempre e positivo.

Vendas Pessoais e a comunicação pessoal direta, onde e verificado o comportamento dos clientes satisfeito ou insatisfeito, neste momento o profissional tem que estar bem atento para influenciar a decisão da compra. Muitos consumidores saem de casa para comprar um produto e não tem idéia do tamanho, cor, cheiro e muitas vezes ele realmente e induzido a compra por influencia do vendedor.

Trabalho em uma empresa metalúrgica, onde nos dias especiais o boticário esta sempre apresentando seus lançamentos com mostruários de seus produtos na saída do refeitório é uma estratégia muito boa estão posicionados onde todos colaboradores passam, ouso as pessoas elogiar os produtos e o atendimento.

4.O BOTICÁRIO E AS FERRAMENTAS DE MARKETING

Ao avaliar o artigo sobre a empresa O Boticário é possível identificar as ferramentas de marketing utilizadas em suas estratégias de desenvolvimento e crescimento, sempre com foco em atrair e conquistar o consumidor. Desde seu inicio a empresa buscou evidenciar e fixar a sua marca, a instalação de pontos de venda em diversas cidades, fez com que a empresa ficasse conhecida por ser, em muitas vezes, a única opção de marca de perfume ou cosméticos onde estava localizada. Também O Boticário utilizou a estratégia do preço, com produtos de valores mais baixos para atrair a classe C, ou seja, a empresa não deixou de ter a visão na classe A e B, mas procurou abranger uma classe com renda menor, mas com um público promissor e comprador.

Cabe ressaltar ainda a estratégia utilizada em 2009 pela organização, mesmo diante de um mercado em crise, O Boticário fez um investimento em marketing de 50 milhões em um pacote de propaganda na televisão, uma estratégia audaciosa que gerou resultados em longo prazo.

Fica claro ao estudar o artigo sobre a organização que no contexto geral a empresa utiliza as ferramentas de marketing para se tornar conhecida por diversos públicos em diversas cidades, sendo referência no ramo dos cosméticos, com marca solidificada no mercado de atuação. Sendo audaciosa e valorizando as ferramentas de marketing para busca de resultados de longo prazo. Além, a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com