TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Integrada de Marketing - CIM

Tese: Comunicação Integrada de Marketing - CIM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  Tese  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

A O boticário é uma empresa de cosmético fundada pelo boliviano Miguel Krigsner, que está a 35 anos no mercado e em constante crescimento.

Krigsner conseguiu ENXERGAR o que o que só agora outros empresários estão enxergando, "o Brasil é o país certo para uma empresa de cosmético que quer crescer".

O Boticário é uma empresa com segmentação no mercado, pois a mesma concentra esforços de marketing em determinados público-alvos que a empresa entende como favoráveis para serem explorados comercialmente. Notamos isso ao vermos a sua atuação em investimentos em um dos setores que vem crescendo de forma acelerada, o setor de cosméticos.

Com uma boa gestão de Marketing onde há observação, pesquisa com coletas e análise de dados que podem ser transformados em resultados significativos, os diretores da empresa vem investindo nas oportunidades certas e com isso aumentando o crescimento da empresa.

Os investimento a longo prazo tem dado muitos retorno. Situações que para muitas empresas são ameaçadoras, para a O Boticário são oportunidades de se preparar e elaborar um plano estratégico.

Um dos resultados dessas 03 décadas de trabalho é a O Boticário ser líder mundial em franquias de cosméticos, mas os desafios e as oportunidades não acabaram. A empresa sabe que novos desafios e novas oportunidades estão por vir.

Desenvolvimento

Comunicação Integrada de Marketing - CIM

“Muitas empresas de porte pequeno ou médio são habituadas a trabalhar com Marketing empreendedor fundamentado sempre nas boas idéias do dono."

(Kotler, 2000 p. 25)

Quando uma empresa contrata uma agência de comunicação, nem sempre estão preparados e entendem com profundidade as ferramentas de marketing e administração disponíveis para atender seus clientes ao ser lançada uma campanha de comunicação estruturada.

Por isso, alguma agência de comunicação tem usado a Comunicação Integrada de Marketing em resposta a essa comunicação, primeiro organizando a empresa para depois comunicar sua oferta, seu benefício.

Significado

“Comunicação Integrada de Marketing é uma expansão do elemento de promoção do mix de marketing ela é essencialmente, o reconhecimento da importância de comunicar a mensagem para os mercados – alvos, o reconhecimento de que todas as variáveis fornecem cada uma das variáveis da CIM afeta a propaganda de marketing como um todo, de modo que para garantir a eficácia, todas devem ser gerenciadas”.

(James Ogden, 2002, p.4)

Principais características

Saber o que esta sendo comunicado ao cliente, de que forma esta sendo comunicado, entender as funções do marketing, estruturar a empresa, criar conceitos fundamentais para a construção de uma campanha e gerenciar todo processo de comunicação.

A importância do CIM para as empresas

Um modelo de CIM que incorpora recursos de planejamento estratégico, que é bastante utilizado em administração de marketing resulta em processos mais eficientes, e por conseqüência, resultados mais eficazes.

O conjunto estratégico com uma boa idéia garante um bom resultado.

A Comunicação Integrada de Marketing (CIM) abrange as seguintes formas de comunicação:

Propaganda, promoção de venda, relações públicas, marketing direto e vendas pessoais.

Propaganda

Qualquer forma de apresentação, divulgação e promoções, mercadoria ou serviço por um anunciante identificado e pago por isso.

Promoções de Vendas

Uma variedade de incentivo de curto prazo para encorajar a experimentação de compra de um produto ou serviço.

Publicidade Relações Publica

Uma variedade de programas elaborados para promover ou proteger a imagem de uma empresa ou de seus produtos.

Marketing Direto

Toda ação de propaganda direta ao consumidor com utilização de correio, telefone, internet, para se comunicar diretamente com clientes específicos e potenciais ou lhes solicitar uma resposta direta.

Vendas Pessoais

Interação pessoal com um ou mais compradores potenciais visando apresentar produtos ou serviços, responder perguntas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com