TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manufatura Integrada por Computador ou Computer Integrated Manufacturing (CIM)

Artigo: Manufatura Integrada por Computador ou Computer Integrated Manufacturing (CIM). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  Artigo  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 4

Podemos citar como o início das profundas modificações na estrutura empresarial, a Revolução Industrial, no período de 1780 a 1914, quando a energia humana, foi sendo substituída pela energia da máquina a vapor. Foi nesse período, que se verificou também o tipo industrial de produção, tomando o lugar da produção artesanal.

A substituição do vapor pela eletricidade e derivados de petróleo, deu lugar ao motor à explosão, caracterizando a Segunda Revolução Industrial. Surgem controles e técnicas para a racionalização da produção, eliminando o desperdício e proporcionando assim a redução dos custos de produção.

Assim com o passar dos anos e com a competitividade aumentando cada vez mais, surgem varias teorias e ferramentas de produção.

(Quality Function Deployment – Desdobramento da Função Qualidade) é uma das ferramentas da qualidade que foi criada na década de 60 pelo japonês Yoji Akao e que tem como objetivo principal permitir que a equipe de desenvolvimento do produto incorpore as reais necessidades do cliente em seus projetos de melhoria.

Manufatura Integrada por Computador ou Computer Integrated Manufacturing (CIM) consiste em um sistema computacional de integração das operações de fabricação. Trata-se de um sistema de capacitação flexível para treinamento de pessoal qualificado, facilitando a transmissão de conhecimento nas áreas de produção e/ou manufatura.

Tecnologia de Grupo, surgida em meados de 1984 a 1992 que é uma filosofia de manufatura na qual peças ou outros objetos (planos de processo, produtos, montagens, ferramentas, etc.) similares são identificados e agrupados para se aproveitar as vantagens de suas similaridades nas diversas atividades da empresa (projeto, manufatura, compras, planejamento e controle da produção, etc.).

Sistema flexível de manufatura (Flexible Manufacturing System - FMS em Inglês) é um sistema de manufatura que possui certa flexibilidade para reagir a mudanças esperadas ou inesperadas no processo de fabricação.

Consórcio Modular é uma forma radical de outsourcing, constituindo-se na transferência de diversas atividades, que, antes, faziam parte das atribuições da empresa, entre elae seus fornecedores. Assim, surgiu também o Comakership é a forma mais desenvolvida de relacionamento entre clientes e fornecedores. Estabelece-se uma parceria entre eles de forma a gerenciar os produtos, processos, qualidade, pesquisas e desenvolvimentos.

Entre os processos mais atuais encontramos o Benchmarking que é a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e pró-ativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função semelhante e a Produção Customizada que é qualquer produto que seja personalizado para o freguês, pode ser qualquer coisa: um carro, roupa, educação, perfume, curso, móveis, eletrodomésticos, etc..., buscando sempre a satisfação do cliente e pra estar um passo a frente da concorrência.

Etapa 1 – Passo 2:

Nome da Empresa : Rudinick móveis de Qualidade

A história da rudinick tem início em 12 de setembro de 1938, quando seu fundador o sr. Leopoldo Edmundo Rudinick, (em memória),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com