TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicacao Integrada De Marketing

Dissertações: Comunicacao Integrada De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  2.261 Palavras (10 Páginas)  •  1.137 Visualizações

Página 1 de 10

COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING: UM ESTUDO SOBRE AS

TENDÊNCIAS NO MERCADO DE COSMÉTICOS.

O Boticário

1 INTRODUÇÃO 3

2 COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING 4

2.1 CARACTERÍSTICAS E IMPORTÂNCIA DA CIM 4

2.2 FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO................................ .................................5

2.3 APLICAÇÃO DA CIM NO GRUPO O BOTICÁRIO ...............................................5

3 O BOTICÁRIO E O MERCADO DE AÇÕES ...........................................................7

3.1 INFORMAÇÕES IMPORTANTES EM UMA NEGOCIAÇÃO ................................7

3.2 O PODER DO BOTICÁRIO FRENTE AOS CONCORRÊNTES .......................... 8

4 ANÁLISE DE LIQUIDEZ - O BOTICÁRIO ..............................................................9

5 CONCLUSÃO ........................................................................................................10

REFERÊNCIAS .........................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

O processo de comunicação de marketing é uma atividade essencial em qualquer ambiente de negócio, porém, sua abordagem representa um desafio por tratar-se de uma área bastante complexa, envolvendo diversos e diferentes itens, que apresentam um caráter sistêmico e que estão em constante evolução, especialmente pelo surgimento de novas formas de comunicação. Dessa forma, O objetivo deste trabalho é, portanto, apresentar o conceito do processo de comunicação de marketing, a partir da Comunicação Integrada de Marketing. Um bom exemplo desta inovação é a empresa cosmética O Boticário que utiliza a seu favor a aplicação de estratégias de marketing adequadas, aumentando assim a credibilidade de seu empreendimento, tornando-se mais competitiva no mercado em que atua. Verifica-se ainda que as necessidades, os desejos e as expectativas dos consumidores com relação à prática empresarial também estão se modificando.

Além disso, será apontado porque a empresa não vende suas ações na bolsa de valores e seus diferenciais frente a seus concorrentes.

Será apresenta também a Análise Financeira através da organização Cálamo Distribuidora de Produtos de Beleza S.A..

2 COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING (CIM)

Em tempos de globalização, avanços tecnológicos e de uma crescente competitividade entre concorrentes, as empresas têm necessitado cada vez mais lançar mão de ferramentas que as tornem mais atrativas aos olhos do público. O primeiro e mais fundamental passo neste processo é criar uma imagem da empresa/produto com a qual o consumidor se identifique. É neste momento que as organizações adotam a Comunicação Integrada de Marketing (CIM): um conjunto de estratégias, métodos e ações, cuidadosamente desenvolvidos e implantados, que têm como objetivo consolidar sua marca, agregando valor a ela. Shimp (2002)

2.1 CARACTERISTICAS E IMPORTÂNCIA DA “CIM”

A definição de CIM apresentada por Shimp (2002) sugere cinco características que dão suporte à filosofia e à prática de comunicação integrada de marketing.

Segundo Shimp (2002, p.40) esta definição da CIM sugere cinco características principais:

a) Influencia o comportamento, pois o principal objetivo é conduzir o público alvo da comunicação ao comportamento desejado;

b) Tem início com o cliente, que determina os métodos de comunicação que melhor vão servir para informá-lo e influenciá-lo a comprar uma determinada marca;

c) Utiliza qualquer forma ou todos os meios de contato com o cliente, pois tudo que uma empresa faz pode afetar de alguma forma a imagem de marca;

d) Busca a sinergia, ou seja, todos os elementos da comunicação (propaganda ponto de venda, promoções, eventos, entre outros) devem manter uma unidade;

f) Constrói relacionamentos, que podem favorecer uma repetição de aquisição do produto/serviço e, talvez, levem à lealdade.

A CIM nas empresas é de grande importância na atual fase de desenvolvimento tecnológico em que nos encontramos, em um mercado altamente competitivo que vem provando que produzir e vender são, na verdade, uma ciência e que toda organização necessita agir dentro de uma política e filosofia de negócios. As empresas que ainda não contemplam a preocupação de ter essa coordenação de esforços internos e externos desconhece os impactos e estímulos da força de vendas estabelecidos e controlados pelo marketing, e estão instáveis para conseguirem uma base de sucesso.

2.2 FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO

No marketing moderno, a comunicação assume uma importância fundamental, passando a ser vista mais como um composto, envolvendo as seguintes ferramentas:

a) Propaganda: trata-se de qualquer forma paga de divulgação que tenha como objetivo apresentar e promover ideias, produtos ou serviços, de caráter não pessoal, subsidiada por um patrocinador.

b) Relações Públicas: variedade de esforços para criar e manter uma imagem positiva da organização com seus diversos públicos. A sua diferença em relação à Publicidade, é que os espaços da sua divulgação são gratuitos, a imprensa que se utiliza desse.

c) Promoção de Vendas: é a ferramenta direcionada para os canais (atacadistas e varejistas) e aos consumidores. Sua finalidade é estimular a compra imediata de um produto, promovendo suas vendas.

d) O Marketing Direto: sistema interativo de comunicação que usa um ou mais meios de propaganda para obter uma resposta ou transação mensurável sem o uso de intermediários.

e) Vendas Pessoais: é a venda em si; busca a interação e o relacionamento pessoal com o cliente, visando apresentar soluções com base em benefícios percebidos e valores agregados.

2.3 APLICAÇÃO DA CIM NO GRUPO O BOTICÁRIO

O Boticário utiliza uma variedade de ferramentas em sua comunicação. Na propaganda,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com