TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS FUNDAMENTAIS PARA O APRENDIZADO DE CUSTOS

Trabalho Universitário: CONCEITOS FUNDAMENTAIS PARA O APRENDIZADO DE CUSTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  1.361 Palavras (6 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 6

1 CONCEITOS FUNDAMENTAIS PARA O APRENDIZADO DE CUSTOS

1.1. EMPRESAS INDUSTRIAIS

As empresas industriais se caracterizam pelas atividades de produção, ou seja, pela transformação de matérias-primas em produtos industrializados. Essa atividade de transformação denomina-se produção industrial. Modelo de Estrutura Departamental de uma Indústria:

Administração: conjunto de departamentos cujas atividades e ações conduzem a empresa aos resultados desejados.

Produção: conjunto de departamentos com atividades e ações voltadas exclusivamente para a atividade de transformação de matérias-primas em produtos acabados.

Departamento: é uma unidade administrativo-operacional de uma empresa. Exemplo: contabilidade, recursos humanos, financeiro, auditoria interna, jurídico, etc.

Departamentos produtivos: compostos por homens e máquinas responsáveis pela fabricação dos produtos. Exemplo: corte, montagem, acabamento, usinagem, fresagem, cromeação, etc.

Departamentos de serviços: compostos por homens e máquinas que prestam serviços para os demais departamentos da empresa. Exemplo: manutenção, controle de qualidade, ambulatório médico, etc.

1.2 CONCEITO DE CUSTOS

A palavra custo possui significado amplo: pode representar o Custo das Mercadorias Vendidas em uma empresa com atividade dedicada à compra e venda de mercadorias (supermercados, material fotográfico, material de construção, etc.) o Custo dos Serviços Prestados em uma empresa de prestação de serviços (limpeza, manutenção, auditoria, etc.) e o Custo de Fabricação de um produto em uma empresa industrial (montadora de veículos, Siderúrgicas, Alimentos, etc.). Entretanto, o que vamos focalizar neste trabalho será o custo industrial. O qual podemos assim definir: Compreende a somatória de todos os gastos com materiais, mão de obra e gastos gerais de fabricação aplicados na fabricação de outros bens materiais.

Os termos técnicos utilizados na contabilidade de custos são muitos. Entretanto, neste estágio já se faz necessário o conhecimento do significado de alguns:

Custos: São os gastos aplicados na produção de um novo produto (materiais, mão de obra e gastos gerais de fabricação, etc.).

Despesas: Compreende os gastos das áreas não produtivas da empresa (despesa de correio, impostos, comissões sobre vendas, juros, salários, etc.).

Investimentos: São os gastos com a obtenção de bens de uso da empresa e, principalmente aqueles destinados à produção (máquinas e equipamentos, veículos, móveis e utensílios, materiais, etc.).

Desembolso: é o simples pagamento de alguma coisa adquirida pela empresa.

1.2.1 Componentes de Custo

São três os componentes básicos na formação do custo:

- materiais;

- mão-de-Obra;

- gastos gerais de fabricação.

Materiais

São os insumos utilizados na fabricação de um novo produto. Classificam-se em:

- Matérias-primas: São os materiais que entram em maior quantidade na fabricação dos produtos. (Ex. Madeira na fabricação de uma mesa).

- Materiais secundários: São os materiais que entram em menor quantidade na fabricação dos produtos. (Ex. Prego, cola, verniz, etc. usados na fabricação de uma mesa).

- Materiais de embalagem: São os materiais destinados a embalar os produtos, antes que eles saiam da área de produção. (ex. Papelão, ligas metálicas para embalar uma mesa).

Mão-de-Obra

Todos os gastos com o pessoal envolvido na produção industrial, englobando: salários, horas extras, 13º salário, férias, encargos sociais, treinamento, alimentação, etc.

Gastos Gerais de Fabricação

Compreendem os demais gastos necessários para a fabricação dos produtos, como: energia elétrica, aluguel, água, depreciação das máquinas. etc.

1.3 CLASSIFICAÇÃO DOS CUSTOS

Com relação aos produtos fabricados os custos podem ser diretos ou indiretos:

- Custos Diretos: Gastos com materiais, mão-de-obra e gastos gerais de fabricação aplicados diretamente no produto. São assim chamados porque são facilmente identificados em relação aos produtos fabricados. (ex. matéria-prima e mão de obra).

- Custos indiretos: Gastos com materiais, mão-de-obra e gastos gerais de fabricação aplicados indiretamente nos produtos, São assim chamados porque não são de fácil identificação em relação aos produtos. (ex. aluguel da fábrica, depreciação dos equipamentos de produção, energia elétrica, etc.).

O critério de atribuição dos custos indiretos na formação do custo dos produtos fabricados deverá ser definido pela própria empresa. Não há obrigatoriedade legal para isso. Cada empresa é livre para estabelecer seu próprio critério.

A distribuição dos custos indiretos aos produtos denomina-se rateio, e o critério escolhido para essa distribuição denomina-se base de rateio. Exemplo: Gastos para fabricar uma estante de madeira.

Materiais:

Gastou $ 90,00 por 6 m³ de madeira (usou 4 m³).

Rateio:

90,00 ÷ 6 = 15,00

15,00 x 4 = 60,00 (valor a ser considerado como custo de materiais da estante)

Mão-de-obra – Critério base para rateio = 240 horas/mês.

Salário do marceneiro $ 600,00 por mês. Foram gastas apenas 10 horas na confecção da estante.

Rateio:

600,00 ÷ 240 = 2,50

2,50 x 10 = 25,00 (valor a ser considerado como custo de mão-de-obra da estante)

Gastos Gerais de Fabricação:

Instalações e Equipamentos – Foram utilizados:instalações, martelo, serrote, metro e lixadeira – Critério base para rateio = 240 horas/mês.

A depreciação das instalações e equipamentos é de $ 5.760,00 ao ano, equivalendo a $ 480,00 mensal. Foram gastas 10 horas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com