TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Tese: CONSIDERAÇÕES INICIAIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Tese  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

1 - CONSIDERAÇÕES INICIAIS

As constantes modificações do ambiente de mercado atual, ocasionadas principalmente pela acirrada competição a que estão submetidas as empresas, exige que os administradores detenham informações de cunho gerencial em quantidade e qualidade suficientes para fundamentar suas decisões cotidianas de forma escorreita.

Isto porque, independentemente do porte da organização, cada vez mais a gestão das empresas tende a necessitar de informes tecnicamente consistentes, até como forma de ter condições mínimas de competitividade. E para que os gestores possam desempenhar suas funções com o nível adequado às exigências impostas pelo mercado, a coleta e análise de informações dos ambientes internos e externos se torna imprescindível.

Nesta direção, a elaboração de um pertinente sistema de informações gerenciais torna-se uma obrigação para as empresas, seja qual for o segmento em que estejam inseridas. Normalmente tal sistema contribui com relatórios onde o administrador vai examinar os informes fornecidos e analisar as alternativas para os cenários que são apresentados. A ênfase de tais informações pode recair sobre aspectos externos (participação mercadológica, análise das estratégias dos concorrentes etc) ou, como é mais comum, visar aspectos gerenciais internos (satisfação do quadro de funcionários, volume de recursos gastos por setor, custos de produção, orçamentos, fluxo de caixa etc).

Entretanto, nem sempre os fatores relacionados com a rentabilidade do negócio são enfocados pelos controles gerenciais, notadamente nas empresas de pequeno porte ou familiares. Este problema se agrava, de forma especial, quando a empresa é uma prestadora de serviços e necessita empregar alto volume de recursos em ativos fixos utilizados para locação, como é o caso da entidade enfocada neste artigo.

Para minimizar tal dificuldade pode ser utilizado o conceito de EVA (Economic Value Added), como forma de verificar a rentabilidade do capital investido. Para evidenciar essa possibilidade, neste artigo relata-se estudo de caso efetuado em empresa de pequeno porte que atua na locação de equipamentos. Após mencionar os principais aspectos relacionados ao tema, exemplifica-se a aplicação prática do conceito EVA e comentam-se as etapas que foram seguidas para tanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com