TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Projeto de pesquisa: CONSIDERAÇÕES INICIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.414 Palavras (22 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 22

INTRODUÇÃO

Assim como o grau de responsabilidade que um atuário tem em uma carteira de seguros, ou na previdência privada, o contador tem suas responsabilidade em qualquer tipo de companhia que ele exerce sua função. Já que o atuário tem que montar um cenário futuro com dados estatísticos de fatos ocorridos em um determinado tempo passado, para que com esses dados tenha uma noção de que possa acontecer, o contador, tem que criar um cenário futuro para tomadas de decisões que acarretarão no sucesso ou na falência da empresa.

Neste trabalho serão mostrados alguns fatos relacionados com a contabilidade, seguro e a profissão do atuário, onde mostraremos como e quando surgiram esses ramos de atividade e um pouco da historia até os dias de hoje para tomarmos como base dos pilares estruturais para a sustentação de nossas idéias, assim podemos entrar no assunto de pesquisa que queremos.

Procuramos ter em nosso trabalho, não só referencias bibliografias, mas também pesquisas de campo, onde entrevistamos profissionais da área de seguros, no ramo de atuária e gerentes de seguradoras. Decidimos que deveríamos enfocar profissionais de nome no mercado e seguradoras que se encontram em destaque no mercado nacional, mas melhor que isto, conseguimos entrevistas com profissionais de seguradoras em destaque na América Latina.

Assim como as entrevistas com profissionais da área de seguros, procuramos testar o conhecimento geral sobre o assunto, onde fizemos uma pesquisa quantitativa com universitários do ultimo ano do curso de Ciências Contábeis de diversas faculdades de São Paulo e Grande São Paulo, assim teríamos certeza se para nosso trabalho seria válido levantar a questão da participação do atuário na contabilidade.

1. - CONSIDERAÇÕES INICIAIS

1.1 - Justificativa

Tornou-se um desafio para todos os envolvidos durante o desenvolvimento deste projeto, pois ao começarmos as pesquisas o que definirá o objetivo principal do trabalho, descobrimos que o assunto é pouco comentado no mercado de trabalho e nas pesquisas acadêmicas, verificando-se que não há muitas obras para tomarmos como parâmetro e descobrir o rumo certo a ser tomado para o objetivo deste trabalho, sendo assim, este é um projeto que exige muito do grupo, não só no aspecto de tempo, mas também no fato de buscar novas fontes de pesquisas, como, por exemplo, pesquisas de campo em outras instituições de ensino, ou até mesmo, utilizarmos algumas reportagem ou palestras como fontes no nosso trabalho. Mostrando aos leitores que não devemos nos basear apenas em livros de autores consagrados, não os desfavorecendo, mas no caso do deste trabalho, não podemos contar apenas com a ajuda de livros sobre o assunto. Esse fato faz com que o trabalho fique mais rico em suas informações.

1.2 - Metodologia

1.2.1 - Objetivos gerais

O objetivo deste trabalho foi expor a atividade do profissional do atuário dentro da contabilidade no mercado de seguros e mostrar a perspectiva de faturo desta carreira. Pesquisamos as atividades desempenhadas por este profissional para gerar as informações que são peças necessárias para elaboração dos demonstrativos contábeis de uma seguradora.

1.2.2 - Objetivos específicos

O objetivo específico é mostrar o papel da Atuária na contabilidade em uma empresa de seguros e a importância do contador ter conhecimento desta ciência dentro de sua profissão. Sendo que, este mercado esta em constante ascendência em nosso país, dado que esta atividade já ocupa um relevante percentual de nossa economia e envolve capital de pessoas físicas e jurídicas e, por conseguinte o bom controle exige que a contabilidade tenha conhecimentos de áreas distintas e assim, verificar a importância das ciências atuáriais no campo contábil.

1.3 - Pesquisa Utilizada

A pesquisa a ser utilizada, foi à bibliográfica, onde buscaremos subsídios em livros, artigos científicos, Internet.

Utilizaremos também as pesquisas exploratórias onde utilizaremos dados quantitativos e qualitativos.

Quantitativos; pesquisas de campo, onde entrevistamos alunos do ultimo ano do curso de ciências contábeis;

Qualitativos; entrevistas com profissionais da área através de questões abertas.

1.4 – Problema da Pesquisa

Qual a importância do contador saber qual é o papel desenvolvido pelo cientista atuário?

2. - PRESSUPOSTOS TEÓRICOS

Neste trabalho serão mostrados alguns fatos relacionados com a contabilidade, seguros e atuária sem nos aprofundarmos tanto para não perdermos o foco do trabalho, será mostrado também, um pouco da contabilidade, desde seu surgimento aos dias de hoje.

Falar sobre como surgil a contabilidade, é meio difícil, pois em geral, cada profissional tem uma visão diferente sobre o assunto, alguns dizem que a contabilidade é tão antiga como os Homo Sapiens, já outros dizem que a contabilidade surge de acordo com as necessidades dos mascates na idade média, mas baseando-se em livros da área tentarmos mostrar o inicio da contabilidade. O mesmo acontece com o seguros e atuária que também não tem uma data especifica de inicio, porém será relatado um pouco da historia, órgãos que regulamentam desta profissão, algumas das funções do atuário e a participação e evolução do mercado de seguros.

2.1 - Historia da Contabilidade

Iudícibus (2000) afirma que, a contabilidade pode ser tão antiga quanto os Homo Sapiens, diz também que, alguns historiadores fazem remontar os primeiros sinais objetivos da existência de contas aproximadamente há 4.000 anos a.C. Entretanto, antes disto, o homem primitivo, ao inventariar o número de instrumentos de caça e pesca disponíveis, ao contar seus rebanhos, ânforas de bebidas, já estavam praticando uma forma rudimentar de contabilidade.

Já Martins (2006), diz em sua palestra (Harmonização das Normas Contábeis no Brasil) realizada na Faculdade Sumaré, que a origem da contabilidade foi ao redor do ano 1.000 d.C. pelos mercadores da época, que, apesar de serem os proprietários de seus negócios,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com