TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE BASICA

Pesquisas Acadêmicas: CONTABILIDADE BASICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2013  •  3.209 Palavras (13 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHAGUERA-UNIDERP

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

PROFESSORA: CRISTIANE VINHOL DE BRITO

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Goiânia -2012

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

PROFESSORA: CRISTIANE VINHOL DE BRITO

CAPÍTULO 01

Definição de CO na visão de diferentes autores

Diferentes autores ressaltam a importância que estão passando a ter os valores nas organizações. Agle e Caldwell (1999) ressaltam a importância dos valores no comportamento organizacional e a carência de estudos dirigidos a este aspecto, McDonald (1991), Kabanoff (2002) indicam a importância dos valores organizacionais na criação de compromisso de seus funcionários na obtenção de posicionamentos mais competitivos. McDonald (1991) indica a importância dos valores na gestão de uma organização e como estes influenciam em sua tomada de decisões. Joyner e Paine (2002) referem-se à importância que as diferentes partes interessadas têm atribuído ao comportamento ético das organizações.

Principais Conceitos da Teoria dos Sistemas

Tipos de sistemas: fechado e aberto. Uma distinção importante para a teoria da organização é a classificação das organizações em sistemas.

Fechados ou abertos.

Um sistema fechado é aquele que não realiza intercâmbio com o seu meio externo, tendendo necessariamente para um progressivo caos interno, desintegração e morte. Nas teorias anteriores da administração, a organização era considerada suficientemente independente para que seus problemas fossem analisados em torno de estrutura, tarefas e relações internas formais,sem referência alguma ao ambiente externo, pois as atenções estavam concentradas apenas nas operações internas da organização, adotandose,para isso, enfoques racionalistas.Um sistema aberto é aquele que troca matéria e energia com o seu meio externo. E, como diz Bertalanffy, a organização é um sistema aberto, isto é, um sistema mantido em importação e exportação, em construção e destruição de componentes materiais, em contraste com 5os sistema fechados de física convencional, sem intercâmbio de matériacom o meio.

Considerando a perspectiva de sistema aberto, podemos dizer que um sistema consiste em quatro elementos básicos:

1. Objetivos: são partes ou elementos do conjunto. Dependendo da natureza do sistema, os objetivos podem ser físicos ou abstratos.

2. Atributos: são qualidades ou propriedades do sistema e de seus objetos.

3. Relações de interdependência: um sistema deve possuir relações internas com seus objetos. Essa é uma qualidade definidora crucial dos sistemas. Uma relação entre objetos implica um efeito mútuo ou interdependência.

4. Meio ambiente: os sistemas não existem no vácuo; são afetados pelo seu meio circundante.

CAPÍTULO 2

Inovação organizacional

- A criação de uma nova base de dados de boas práticas, exemplos e outros conhecimentos de modo a melhorar o acesso de todos os utilizadores;

- A introdução pela primeira vez de um sistema de monitorização completa das actividades da empresa (produção, finanças, estratégia, e marketing)

- Introdução pela primeira vez de sistemas de gestão para a produção ou para operações de fornecimento, como a gestão da cadeia de fornecimento, reengenharia de negócio, ou sistema de gestão da qualidade.

- Introdução pela primeira vez de programas de formação para criar equipas eficientes e funcionais que integrem pessoal com diferentes experiências ou áreas de responsabilidade.

Relações de trabalho:

-Desenvolver organizações qualificantes, enriquecer e diversificar os conteúdos do trabalho, compensando com pagamento indexado ao resultado;

-Organizar e gerir equipas de projecto que estimulem a inovação e apoiem a optimização dos processos;

-Reforçar o diálogo social e a participação dos trabalhadores a nível das empresas (trabalhar, viver e conviver);

-Abrir a cultura organizacional à envolvente externa: o empowerment nas relações com utilizadores/clientes, parceiros e fornecedores (stakeholders).

-Novos processos de aprendizagem contínua a nível da empresa, dispositivos de formação e autoformação em contexto de trabalho de activos com baixas qualificações e a certificação de competências;

-Potenciar e rentabilizar a experiência e as competências especificas dos activos “mais velhos” e com mais experiência profissional - “a gestão das idades”;

-Política de ambiente, higiene, saúde e segurança no trabalho e sistemas de prevenção de riscos profissionais;

-Optimização do tempo de trabalho de modo a conciliar com a vida familiar;

-Estratégias de gestão das organizações da economia social e sua auto-sustentação financeira;

-A qualificação dos serviços/produtos das organizações da economia social – sua adequação às expectativas dos “clientes”.

Novas e inovadoras dimensões:

-Dar preferência à criação de valor (por meio do desempenho de um conjunto de actividades integradas de forma única e valiosa em comparação com a concorrência) com redução de custos e não apenas à redução de custos (estrutura convencional);

- Em vez de o objectivo ser o lucro, dar mais importância ao lucro com ética;

-Remuneração com responsabilidade social;

-Envolvimento e compromisso;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com