TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE BASICA

Trabalho Universitário: CONTABILIDADE BASICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 4

UMA VISÃO PRÁTICA DA CONTABILIDADE

UMA VISÃO PRÁTICA DA CONTABILIDADE

Trabalho apresentado á equipe de professores do primeiro semestre, Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, atividade interdisciplinar.

INTRODUÇÃO

Neste trabalho apresentaremos, de forma simples, a função contábil dentro de uma empresa, também sua atividade econômica, missão e visão.

Sua forma de trabalho e abordaremos colaboradores e clientes.

DESENVOLVIMENTO

ENTREVISTA COM O PROFICIONAL DA ÁREA CONTABIL

André Rasia, técnico em contabilidade, já esta há 12 anos nesta profissão, começou como auxiliar de escritório, posteriormente resolveu se aprofundar mais no assunto, então acabou fazendo um curso técnico em contabilidade, e segue esta função até hoje.

De acordo com o técnico, os contadores auxiliam as empresas, para assim elas se manterem legais perante a justiça. Na teoria, todos teriam que andar juntos, um auxiliando o outro, mas na pratica, os administradores e empresários não pedem auxilio aos contadores, simplesmente deixam os relatórios prontos, e só enviam para os contadores, deixando que se “virem para arrumar os erros nos relatórios”.

O seu mix de clientes está dividido em comercio e prestação de serviço, 70% comercio e 30% prestação de serviço. São entregues os clientes mensalmente balancetes e trimestralmente balanços.

COMENTÁRIO DO GRUPO: De acordo com as respostas do entrevistado podemos compreender muito bem a importância do Contador para uma empresa, entendendo também qual é exatamente a função do mesmo e como ele desenvolve suas atividades profissionais.

ENTREVISTA COM A EMPRESA (entrevistada: Gerente da Loja Pompéia- Cruz Alta – RS)

A empresa Lins Ferrão Artigos e Vestuários LTDA. (Pompéia), que tem como atividade econômica: comercio varejista de confecções, calçados, cama, mesa e banho. Tem em torno de três mil funcionários distribuídos em 65 filais setor administrativo e centro de distribuição.

A escrituração contábil é realizada na própria empresa no setor contábil, que fica na matriz em Camaquã.

As informações que a empresa recebe do contador são, os relatórios das cotas, que devem ser atingidas no mês, e os relatórios dos resultados das vendas atingidas em um determinado momento. Essas informações servem para que a empresa fique atualizada (a par da situação econômica), para que possa assim melhorar cada vez mais os resultados finais a longo prazo. As informações contidas nos relatórios contábeis que chegam na filial, são conseqüentemente utilizadas para o controle das vendas do mês em relação aos produtos adquiridos. O contador só apresenta relatórios explicativos significativos á matriz da rede POMPÉIA, localizada em Camaquã - RS.

A missão da empresa está bem definida, ou seja, comercializar produtos de boa qualidade com preço baixo ao consumidor, permitindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com