TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO EMPRESARIAL

Monografias: CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  5.519 Palavras (23 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 23

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS: 4

PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO, COORDENAÇÃO CONTROLE. 4

TEÓRICO QUE DESENVOLVEU 5

PRINCIPAIS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO 7

CONCEITO DE PATRIMÔNIO 10

FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS 11

CAPITAL SOCIAL 12

Capital e Terceiro: 12

ANÁLISE DE MERCADO 13

DEMANDA OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO: 15

ESTRUTURA DE MERCADO: 16

CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL 17

CONCIDERAÇÕES FINAIS: 19

REFERENCIAS 20

INTRODUÇÃO

O Presente Trabalho tem como objetivo precisar o conceito de ‘’ funções administrativas’’ de forma diferenciá-las das demais funções do órgão estatal. O pensamento administrativo pode ser conceituado como um enfoque específico a um aspecto particular da organização, ou uma forma peculiar de estudá-la, e a organização desses pensamentos são formadores de teorias a serem estudadas pela Teoria Geral da Administração. Neste Trabalho você terá algumas definições importantes para o estudo contábil envolvendo patrimônio, patrimônio liquida e estrutura de forma pratica. Será evidenciada também a importância do patrimônio das entidades como objeto de estudo da contabilidade. O desenvolvimento das empresas em qualquer lugar dos pais depende diretamente da existência de mecanismos adequados de financiamento que são os recursos que envolvem o capital social e capital de terceiros. Mostrando Análise de mercado, junto com a demanda, oferta e equilíbrio de mercado. Possibilitando um grande crescimento das entidades, como elas devem ser estruturadas. O objetivo deste trabalho é conceituar os principais aspectos introdutórios de Ciências Contábeis.

CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS:

PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO, COORDENAÇÃO CONTROLE.

De uma forma geral identificam-se quatro funções administrativas: Planejamento, Organização, Direção e Controle. Certos autores discutem se a função de Organização que se estabelece a divisão e subdivisão do trabalho. Isto se materializa no Organograma e descrições de funções das diversas unidades orgânicas do Sistema empresa. Em toda e qualquer organização humana, são desempenhadas funções técnicas administrativas. O subsistema administrativo, ou gerencial atua sobre o subsistema técnico, ou operacional, visando a melhor combinação dos recursos disponíveis, na busca por resultados. O subestima gerencial as funções administrativas estão relacionadas com o subsistema de gerência das organizações. Também denominado subsistema gerencial. Basicamente esse subsistema tem como objetivo conseguir a cooperação permanente das pessoas, nas diversas áreas de especialização, para alcançar os objetivos organizacionais. Ao Contrário das funções administrativas, identifica-se inicialmente a de planejamento. O planejamento pode ser sistemático ou Assis temático, internalizado ou internalizado e a curto, médio ou longo prazo. Planejamento sistemático é aquele que se realiza através de técnicas apropriadas e em prazos regulares ele é internalizado quando participam de sua elaboração as pessoas envolvidas no processo e seu prazo dependem do horizonte de tempo que a organização pretende ter algum tipo de controle. Em seguida, identifica-se a função de organização, que decorre de algum tipo de planejamento. De fato, ao se planejar uma ação através de uma coletividade de pessoas, cooperando de forma permanente, de fine a forma como as pessoas estarão a agrupadas a forma como irão trabalhar. A forma de organizar depende em grande parte dos pressupostos que organizador tem sobre o comportamento das pessoas, sua capacidade de se envolver com o trabalho, de assumir responsabilidades, motivação etc. Definidos o plano e a estrutura, vem a função de direção, ou seja: fazer com que a coisa se faça. É a função que conduz a ação, finalmente, identifica-se a função de controle, que tem como objetivo garantir que o trabalho executado corresponda ao que foi planejado.

Planejamento: Dentro desta função, totalmente voltada para o futuro ter-se algum tipo de controle sobre o futuro, colocam-se atividades como a elaboração de previsões, fixação de objetivos, programação, ornamentação e a definição de políticas e procedimentos.

(Segundo Kawasnicka, 1995, p. 169). “Planejamento é definido como a atividade pela qual administradores analisam condições presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado”.

Organização: Organizar envolve reunir e coordenar os recursos necessários para atingir um objetivo, ou seja, como a empresa irá se estruturar para atingir seus objetivos.

Direção: Esta função engloba atividades como a tomada de decisão, a comunicação ou com os subordinados, superiores e pares, a obtenção motivação e desenvolvimento de pessoal.

Controle: Controle este diretamente relacionado com o planejamento, pois ele irá assegurar que o objetivo planejado seja atingido.

TEÓRICO QUE DESENVOLVEU

Cada teoria administrativa procurou privilegiar ou enfatizar uma variável, omitindo ou desprezado todas as demais.

Segundo Garcia e Brozo (2000) “as teorias são propostas de acordo com os contextos históricos em que estão inseridas, enfatizando os problemas mais importantes enfrentados na época em que foram fundamentadas”.

A primeira escola foi Clássica, responsável pela ênfase nas tarefas por Frederick Taylor e Henry Ford e fonte de embasamento de todas as teorias posteriores, seja como crítica aos pontos falhos dessa ou apropriando-se das vantagens oferecidas pela mesma. A Escola de Relação humana logo após a consolidação do pensamento clássico como uma espécie de crítica dita pelas teorias anteriores, que tinham o funcionário como recurso produtivo. Ainda depois das teorias Neoclássica surgiu unindo os pensamentos de quase todas as teorias as outras teorias prévias. As origens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com