TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO EMPRESARIAL: A Contabilidade E O Contador

Artigo: CONTEXTO EMPRESARIAL: A Contabilidade E O Contador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  5.451 Palavras (22 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 22

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

O mercado está cada vez mais competitivo. Esta realidade aumenta consideravelmente o desafio de empresas, principalmente as de pequeno porte prosperarem, exigindo por parte dos administradores estratégias e capacidade de antecipar estados futuros do ambiente em que a empresa atua ou pretende atuar e, ao mesmo tempo, possuir a sensibilidade para avaliar o comportamento de variáveis que compõem a realidade interna e externa da organização. A informação contábil constitui-se instrumento de gestão imprescindível, sendo que, em cenários econômicos em permanente mudança, ela se torna ainda mais relevante já que os gestores precisam valer-se de todas as alternativas possíveis para manter os resultados da empresa em níveis satisfatórios de competitividade. A sobrevivência de uma empresa está, dessa forma, intimamente relacionada à sua capacidade de utilizar técnicas capazes de orientar os gestores nas decisões que precisam ser tomadas. Desde que não seja usada somente de forma burocrática, a contabilidade torna-se essencial também para análise, gerência e decisão, contribuindo com suas demonstrações no gerenciamento e planejamento estratégico, fazendo com que o trabalho dos administradores fique mais simples e como isso sejam aumentadas as chances de sucesso. Por isso, com o objetivo de aprofundar mais sobre as técnicas contábeis e do papel do contador no processo administrativo, foi abordada a importância da sua aplicabilidade através de um estudo realizado em uma pequena empresa do setor de panificação.

2 DESENVOLVIMENTO

De acordo com o tema proposto foi abordado uma empresa industrial no ramo de Padaria, este tipo de atividade é caracterizado pelo comércio de pães em geral, e doces. A produção de alimentos (pães, pizzas, coxinhas, sanduíches e outros) no próprio estabelecimento para serem servidos no balcão. Padaria atua na produção quando comercializam produtos de sua própria fabricação para venda em balcão e como revendedores quando comercializam produtos industrializados e adquiridos de terceiros. De acordo, como essa empresa foi crescendo achou-se necessário para sua organização e controle a assessoria de um escritório de contabilidade, onde optou pela contabilidade externa.

A Lei 6.404 de 15 dezembro de 1976 regula esse tipo de empresa, determinando a forma que se deve elaborar a escrituração contábil. Existem também as Normas da NBC T 19.13 – que se aplica às Microempresas e às Empresas de Pequeno Porte, optantes ou não pelo Simples Nacional, desde que elas sejam caracterizadas como tal no termos da Lei Geral, enquanto permanecerem nessa condição diferenciada. A finalidade dessa norma, estabelecer critérios e procedimentos específicos a serem observados pela entidade para a escrituração contábil simplificada dos seus atos e fatos administrativos, por meio de processo manual, mecanizado ou eletrônico, aplicando-se a entidade definida como empresário e sociedade empresária enquadrada como microempresa ou empresa de pequeno porte, nos termos da legislação vigente.

O uso da contabilidade é decisivo no processo administrativo de uma empresa e suas ferramentas devem estrar sempre a disposição dos seus gestores. Então foi questionado ao administrador da empresa pesquisada sobre aspectos relevantes a respeito de como a contabilidade contribui e pode contribuir no seu papel de dirigir a empresa. Na sua visão ele entende que a contabilidade é necessária, porque oferece informações confiáveis para tomar decisões. Acha que facilita o seu trabalho na medida em que expõe a situação econômica da empresa, ajudando no controle de gastos, despesas e um melhor aproveitamento das receitas. Contribuindo também na apuração do custo dos produtos, das mercadorias vendidas, na formação dos preços de venda, estabelecendo as necessidades de capital de giro. Por isso se mostra satisfeito, pois entende que a contabilidade influenciou de maneira decisiva no planejamento da empresa. Mas acredita que a contabilidade pode sim contribuir ainda mais no processo administrativo, porque as constantes mutações no mercado certamente irão exigir um maior aprofundamento do uso das ferramentas disponibilizadas pela contabilidade.

As principais atividades que a contabilidade desenvolve dentro da empresa são: organizar, registrar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do Patrimônio. Assim o contador visita o estabelecimento mensalmente para recolher todos os dados, e apartir desses se faz relatórios, onde constam todos os custos, despesas e lucros obtidos nesse período. A maior finalidade desse sistema é orientar o empresário.

O Plano de Contas deve ser elaborado considerando o objetivo de cada empresa, características operacionais do seu ramo ou setor de atividade.

Ao delinear um Plano de Contas a empresa deverá atentar-se ao tipo de sistema contábil usado, que permita as adaptações necessárias de acordo com as especificidades da empresa, contudo não deixando de observar a estrutura básica que norteia o processo contábil. Deverá expressar o tipo de informação desejada pelos os usuários, que podem ser internos ou externos, ajustando-se, portanto aos interesses dos usuários de cada organização.

A empresa do ramo de panificação possui um Plano de contas específico, que atende as suas necessidades. As principais contas são:

1. ATIVO

1.1 Ativo Circulante

1.1.1 Disponível

1.1.1.01 Caixa

1.1.1.02 Banco conta Movimento.

1.1.1.03Alicação de Liquidez Imediata

1.1.2 Realizável a Curto Prazo

1.1.2.01 Adiantamento a Fornecedores

1.1.2.02 Adiantamento a Empregados

1.1.3 Estoque

1.1.3.01 Matérias – Primas

1.1.3.02 Produtos Acabados

1.1.3.03 Mercadorias

1.2 Ativo Realizável a Longo Prazo

1.2.1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com