TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRIATIVIDADE E INOVACAO

Trabalho Escolar: CRIATIVIDADE E INOVACAO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  1.627 Palavras (7 Páginas)  •  944 Visualizações

Página 1 de 7

PERGUNTA 1

Ser criativo é algo natural do ser humano, cada pessoa pode contribuir de uma forma diferenciada, enxergar as coisas de um jeito muito mais simples e então potencializam o uso das informações que são comuns a todas as pessoas e áreas.

Fonte:http://blogs.abril.com.br/marketing/2009/07/valor-criatividade-nas-organizacoes-que-optam-por-aproveitar-as-oportunidades-mercado-com-base-no-conhecimento-dos.html

Assinale F (Falso) ou V (Verdadeiro) para as seguintes afirmações:

( ) As novas oportunidades exigem uma reação imediata, o ambiente é altamente competitivo e estratégias devem ser implementadas com consistência e rapidez.

( ) As empresas passam a avaliar, além dos resultados financeiros, os resultados decorrentes de inovação

( ) Nas empresas onde são observadas muitas restrições, normas, hierarquia rígida, políticas e regulamentos, provavelmente o fluxo de idéia, e de criatividade é muito maior.

A sequência final passa a ser a seguinte:

a.

F, F, V

b.

V, V, F

c.

V, F, F

d.

V, V, V

e.

F, F, F

0,25 pontos

PERGUNTA 2

Muitas idéias são deixadas de lado por não serem compreendidas, pois as próprias pessoas tendem a descartar aquilo que é gerado por outra pessoa tão facilmente que acabam abandonando as próprias idéias, criando um ciclo que perpetua hábitos que impedem o desenvolvimento contínuo das pessoas e organizações.

Fonte:http://blogs.abril.com.br/marketing/2009/07/valor-criatividade-nas-organizacoes-que-optam-por-aproveitar-as-oportunidades-mercado-com-base-no-conhecimento-dos.html

Todas as alternativas a baixo estão corretas , exceto:

a.

Na relação empresa-funcionário, é primordial que haja uma sinergia no sentido de estimular a imaginação e a experimentação, objetivando o surgimento de inovações.

b.

Na relação empresa-funcionário, é primordial que haja uma sinergia no sentido de estimular a imaginação e a experimentação, objetivando as melhorias nos processos e a racionalização de mão de obra, de materiais e de tecnologias.

c.

A criatividade é vetor que cresce a partir dos atributos dos indivíduos, indo em direção às exigências de um determinado mercado.

d.

O processo criativo coletivo possui muito menos complexidade, mas o poder de agregar decorrente dele é muito maior, pois conta com as orientações, informações e experiências de várias pessoas, com diferentes pontos de vista.

e.

O sucesso de uma organização voltada para o estímulo à criatividade é fortemente influenciado pelo desempenho de diversos grupos que interagem entre si e por toda a hierarquia da empresa.

0,25 pontos

PERGUNTA 3

O ambiente competitivo atual tem sido regido pela transformação tecnológica, globalização, competição acirrada e extrema ênfase na relação custo-benefício, qualidade e satisfação do cliente, exigindo um foco muito maior na criatividade e na inovação como competência estratégica das organizações. Competência estratégica essa que se não for rapidamente priorizada e incrementada, a organização tenderá a ficar obsoleta tal é a rapidez das mudanças e da implementação de novos serviços e produtos.

http://www.portaleducacao.com.br/gestao-e-lideranca/artigos/3395/criatividade-e-inovacao-o-verdadeiro-diferencial-das-empresas

1 - O processo de inovação é fundamental para a empresa, pois está associado com a renovação e a evolução do próprio negócio

2 - As inovações, sejam elas radicais ou incrementais, ganham cada vez mais um papel decisivo na estratégia competitiva entre as empresas.

3 - As redes de inovação são vistas como um dos componentes fundamentais do novo desenho da estratégia competitiva industrial, e tornaram-se uma característica marcante dos países desenvolvidos.

Qual das alternativas abaixo está correta?

a.

F, V, F

b.

F, F, F

c.

V,F,F

d.

V, V, F

e.

V, V, V

0,25 pontos

PERGUNTA 4

Criatividade não é privativa de alguma área em particular. Considera-se que não existe uma diferença fundamental no processo criativo como aparentemente pode parecer, em quanto, a pintar uma obra de arte, compor uma sinfonia, idealizar um novo instrumento bélico, desenvolver uma teoria cientifica, descobrir novos procedimentos nos relacionamentos humanos, ou criar novos padrões na personalidade de um mesma pessoa, como na psicoterapia. (Rogers, 1954).

http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP1999_A0126.PDF

Nas afirmações abaixo, existem alternativas verdadeiras e falsas, analise cada uma e responda:

1. Do ponto de vista empresarial, a criatividade pode interferir na melhoria de produtos e serviços, assim como a criação de novos.

2. Um dos aspectos que a criatividade não pode interferir é na melhoria do relacionamento humano interno da organização.

3 – A criatividade pode interferir e trazer melhorias contínuas em todos os setores da organização.

a.

V, V, F

b.

F, V, F

c.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com