TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CUSTOS PODEM SER TOMADOS PARA A MELHOR ADMINISTRAÇÃO EM NEGÓCIO

Trabalho acadêmico: CUSTOS PODEM SER TOMADOS PARA A MELHOR ADMINISTRAÇÃO EM NEGÓCIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  9.127 Palavras (37 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 37

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2. CONHECIMENTO DE CUSTO PODE CONTRIBUIR PARA UMA MELHOR GESTÃO NAS EMPRESAS.........................................................................................3

2.1 TERMINOLOGIA EM CUSTO................................................................................4

2.2 CUSTEIO VARIAVÉL 5

3.GECON.....................................................................................................................6

3.1 A CONTROLADORIA E O GECON 6

4. CUSTEIO RKW OU CUSTEIO POR ABSORÇÃO................................................10

5. CUSTEIO ABC.......................................................................................................12

6. COMPETITIVIDADE NAS EMPRESAS E ANÁLISE DE CUSTO.........................15

6.1 GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS..............................................................16

6.2 POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO..................................................................17

7. CONCEITO DA CONTABILIDADE E SEUS PRINCIPAIS OBJETIVOS..............21

8. MATEMÁTICA FINANCEIRA................................................................................23

9. CONCLUSÃO 24

10.REFERÊNCIAS 25

1 INTRODUÇÃO

O cenário mundial dos negócios atualmente mostra uma competição nunca antes imaginada. Desenvolvimentos econômicos e tecnológicos estão aumentando a vantagem competitiva das empresas capazes de identificar e explorar inter-relações entre negócios distintos. Pensar estrategicamente é tomar decisões entre diversas alternativas, conciliando-as com as habilidades e características próprias da organização. A gestão estratégica de custos de uma cadeia produtiva pode ajudar determinada organização a superar os concorrentes e se manter, ou até aumentar o retorno esperado, prolongando sua permanência no mercado. Este trabalho tem como objetivo avançar na pesquisa sobre integração de uma cadeia produtiva, analisando o inter-relacionamento entre os elos de uma cadeia, explorando a gestão do conhecimento como fator estratégico de disseminação do conhecimento entre unidades empresariais no curso da cadeia produtiva. A necessidade do relacionamento entre empresas diferentes, a partilha do conhecimento, o desenvolvimento conjunto de tarefas são questões ainda incipientes a serem exploradas pelas cadeias de valores e, desta forma, merecedoras de discussões e estudos.

2. CONHECIMENTO DE CUSTO PODE CONTRIBUIR PARA UMA MELHOR GESTÃO NAS EMPRESAS?

A Contabilidade de Custos possui duas importantes funções como ferramenta da Contabilidade Gerencial: auxílio à tomada de decisão, ao fornecer informações que mostram conseqüências de curto e longo prazo sobre medidas de corte de produtos, redução de custos, formulação de preço de venda, terceirização de serviços etc.; e melhoria do controle da empresa, colaborando com a elaboração de orçamentos e subseqüente comparação entre orçado e realizado.

No estudo de caso realizado, para análise gerencial dos custos, optou-se por utilizar o método do custeio variável direto, o qual apropria aos produtos somente os custos variáveis e três identificáveis à sua fabricação. O custeio variável é considerado superior gerencialmente por não utilizar rateios arbitrários na distribuição dos custos fixos, com esse método o gestor pode mensurar, de maneira mais simplificada, o custo variável de seus produtos e a margem de contribuição, obter dados mais precisos sobre o retorno que cada produto oferece à empresa, e tomar decisões com base em informações mais confiáveis.

2.1TERMINOLOGIAS EM CUSTOS

Quando se fala em gastos de uma determinada empresa o termo se confunde com Custos, despesas ou desembolsos na mente das pessoas. Segundo Martins (2000, p. 25), gasto significa “sacrifício financeiro com que a entidade arca para a obtenção de um produto ou serviço qualquer, [...] representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro)”. Já em relação aos custos pode-se dizer que são gastos relativos à produção de bens e serviços da entidade, como exemplo claro pode-se citar o custo da matéria-prima ou de energia elétrica para produção. Diferentemente, as despesas podem ser classificadas como gastos realizados direta ou indiretamente para a obtenção de receitas.

Os custos podem ser divididos em diretos e indiretos. Os custos diretos são aqueles apropriados diretamente ao produto, que possuem alguma medida de consumo, por exemplo: matéria-prima, embalagens, mão de obra utilizada na produção, entre outros. Já os custos indiretos não possuem medida objetiva e só podem ser alocados aos produtos por meio de rateios estimados e até arbitrários, tais como: aluguel, salários administrativos etc. Uma segunda classificação bastante utilizada e importante é em relação à variação do volume de produção, levando os custos a serem divididos em variáveis e fixos. Os primeiros referem-se aos custos como matérias-primas, materiais diretos, entre outros, os quais se alteram de acordo com o volume de produção. Em contrapartida, os últimos podem ser exemplificados pelo aluguel da fábrica, depreciação dos equipamentos, ou seja, custos que terão determinado valor independentemente da variação da produção naquele período.

2.2 CUSTEIO VARIÁVEL

O Custeio Variável surgiu como uma maneira alternativa de custeio, que põe em questionamento a necessidade de alocação dos custos fixos aos produtos.

Os principais problemas ligados à distribuição dos custos fixos aos produtos são: os custos fixos existem independentemente do volume da produção, ou seja, são gastos que a empresa precisa ter para possuir condições de produção, independente da fabricação ou não desta ou daquela unidade; o critério de distribuição desses custos é quase sempre o rateio, o qual ocasiona grande grau de arbitrariedade; o custo indireto dos produtos será sempre reduzido quando houver aumento da produção de qualquer um dos produtos fabricados, fazendo com que o custo de um produto não varie somente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com