TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cadeia

Resenha: Cadeia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  Resenha  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 3

Talvez você nunca tenha ouvido falar da Flextronics, mas provavelmente usa alguma coisa fabricada por ela. É uma fabricante que trabalha sob contrato e produz peças internas de produtos como telefones celulares, PCs e equipamentos de Internet para empresas de nomes conhecidos, como Cisco Systems, Dell Computers e a Ericsson dos telefones celulares. No setor acelerado e hipercompetitivo da tecnologia, as margens de lucro dos fabricantes de produtos eletrônicos como a Flextronics são muito exíguas, não passando de 3 a 5 por cento. Mesmo assim, durante os últimos sete anos, a Flextronics conseguiu subir como um foguete, passando de uma empresa minúscula para uma de operação global bilionária. Como ela fez isso?

A resposta está no hábil gerenciamento da cadeia de suprimentos. A Flextronics coleta e analisa continuamente informações de sua cadeia de suprimentos para padronizar e coordenar o trabalho de suas fábricas ao redor do mundo. A empresa montou uma rede de produção a baixo custo na China, Cingapura, México e outras regiões ao redor do mundo. As instalações da Flextronics são construídas de maneira que se pareçam com campi universitários providos de água, esgoto, linhas para computadores e instalações para fornecedores, de modo que eles possam ficar próximos às suas fábricas.

Os complexos são padronizados, para que tenham a mesma aparência e funcionem do mesmo modo, independentemente de sua localização. Assim, a Flextronics pode oferecer instalações de produção baratas, que não ficam muito distantes de seus clientes europeus e norte-americanos.

A empresa usa o mesmo software de planejamento de recursos na mesma configuração em todas as suas fábricas, podendo assim padronizar e coordenar com mais precisão o trabalho nelas desenvolvido. Os mesmos processos de negócios destinados ao trabalho de manufatura são assim reproduzidos globalmente. Os funcionários que consultarem o sistema global de informações da Flextronics podem acessar dados de todas as suas fábricas. Um comprador de peças no México pode ver os preços que o comprador de Cingapura está conseguindo para um componente específico e usar essa informação para obter um desconto de seus fornecedores. Quando alguém usa o sistema para fazer um pedido, aparece uma janela que mostra onde ele poderia conseguir um preço melhor para aquele mesmo item ou se o componente poderia ser adquirido de outra fábrica da Flextronics com excesso de estoque para o item em questão. Os dois mil engenheiros de projeto da empresa podem trabalhar em conjunto nas especificações de projeto, mesmo estando em muitos locais diferentes, utilizando o OneSpace, um software de colaboração com base na Web.

Armada com softwares tão poderosos e processos de negócio tão bem elaborados, a Flextronics agora está assumindo a responsabilidade por parcelas ainda maiores das cadeias de suprimentos de seus clientes. Cerca de 85 a 90 por cento da receita da empresa vêm de seu tradicional trabalho de manufatura terceirizada, pelo qual a empresa fabrica um componente do produto e o envia ao cliente para ser montado no produto acabado. A nova estratégia da Flextronics será convencer clientes como a Cisco Systems, por exemplo, a confiar a ela a fabricação de produtos acabados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com