TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Café Society

Artigo: Café Society. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2013  •  2.947 Palavras (12 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

PÓLO JARDIM ESTORIL

CURSO GESTÃO PÚBLICA

Creuza Maria da Silva Gomes - RA 431353

Gilmar Alves Camargo - RA 436781

Lydiane Moura da Silva – RA 439755

Maria Aparecida Lescova Fernandes - RA 428688

Paulo José Prestes - RA 407052

ATPS DE EMPREENDEDORISMO

Tutora EAD: Elisabete dos Santos Fernandes.

Tutora Presencial: Rosilene Araújo

Bauru/São Paulo

2013

1. SUMÁRIO EXECUTIVO

Este plano de negocio tem como objetivo apresentar a implantação da Café Society, os cafés finos também apresentam um crescimento acentuado no mercado Brasileiro, e cada dia mais a preferência do mercado pela cultura do café que é presente em 94% das residências neste país, A empresa será de pequeno porte constituída na cidade de Bauru.

A Café Society, oferecerá ao público da cidade e da região o que tem de melhor em cafés expresso, cappuccino, cafés especiais e lanches rápidos, com um ambiente agradável onde poderá ser um diferencial em fechamentos de negócios, em relacionamentos comerciais, em intervalos de aulas, em atendimentos especiais e rápidos a clientela que frequenta a região.

Os fatores que explicam o crescimento do consumo de café no Brasil continuam ligados não somente à melhora do poder de compra, mas, sobretudo, às ações de promoção do produto, melhoria da qualidade, cafés diferenciados e de alta qualidade, atualmente, o prazer passou a ser um elemento importante para o consumo de café. Além de ser um sinalizador social, sendo motivo para reunir os consumidores, as pessoas reúnem-se para tomar “um café”, é também consumido por ser estimulante. A localização é um aspecto determinante do sucesso do empreendimento. Os principais pontos a considerar são a compatibilidade entre o público e o padrão de serviço a ser prestado; sendo acessível a todas as rendas, localizado na cidade de Bauru, juntos ao centro comercial ao lado de uma Faculdade, próximo a um Hospital e Clínicas Médicas e outros comércios onde se concentra um grande fluxo de pessoas.

Os produtos oferecidos pela Café Society são diferenciados, podemos contar com uma concorrência em partes como as lanchonetes, bares, onde os ambientes não proporcionam bem estar e prazer em saborear um café especial aos clientes.

O gerenciamento será conduzido com Empreendedorismo, conceito inovador que envolve a diferenciação pela excelência no atendimento, focada em um público específico considerado mais rentável em uma total integração entre os setores, com uma visão holística do negócio, onde essa imagem única é essencial para que cada um cumpra o seu papel, conduzindo a empresa a uma gestão competitiva. Cada ocupante de cargo de comando exerce um conjunto de atividades que vão do planejamento ao controle.

A Café Society contara com uma equipe treinada para o atendimento diferenciado e com a presença dos proprietários diretos nas ações. A empresa possui reserva bancária não havendo necessidade de empréstimos, destacando que um dos pontos positivos percebidos na análise e no planejamento financeiro do empreendimento é a independência, ou não necessidade, de financiamento dos investimentos iniciais com capital de terceiros. Com o capital social total previsto de R$ 32.000,00 (trinta e dois mil reais), é possível estabelecer a empresa e manter uma reserva de capital de giro suficiente para o auto sustento.

2. ANÁLISE ESTRATÉGICA DE MERCADO

- Ameaças:

Mercado em expansão, aumento da concorrência.

Alto investimento inicial e o longo prazo de retorno.

Baixo valor agregado do produto.

Comercialização de cafeteiras e máquinas de café domésticas.

- Oportunidades

Crescimento do consumo de cafés sofisticados (aproximadamente 25%).

Crescimento do hábito de tomar café fora de casa.

Mercado em expansão (crescimento aproximado de 20% ao ano).

Hábito de tomar café regularmente (94% da população brasileira).

- Pontos Fracos

Expectativa de retorno demorado dos investimentos e crescimento moderado.

Desconhecimento do público em relação aos serviços inovadores oferecidos. Necessidade de desenvolvimento próprio de estratégia de capacitação para funcionários.

Baixo poder de negociação com distribuidores e fornecedores devido ao moderado volume de compras mensais.

- Pontos Fortes

Aumento expressivo da abrangência social e do número de consumidores potenciais.

Donos de cafeterias relatam que o consumo de cafés fora de casa está crescendo, e a tendência é a elaboração de novos produtos e o aumento do consumo de cafés mais elaborados.

- Analise do Mercado

O consumo de café é um hábito que, entre os brasileiros, vem crescendo e se modificando também. Os cafés finos também apresentam um crescimento acentuado e, o que antes era produto de exportação, agora é comercializado no país, atendendo uma demanda de consumidores bastante exigentes. Devido a todo este contexto, houve a expansão de cafeterias e casas especializadas no ramo, bem como a elaboração e criação de novas bebidas com o insumo. Mas ainda existe um mercado a ser conquistado, dos quais uma parcela declara não gostar do sabor. Existe também um grupo de pessoas que continuam acreditando que o café faz mal à saúde, grupo este potencial consumidor desde que quebrado este paradigma. Houve um aumento de 40% na percepção, entre os médicos, de que o café pode trazer benefícios para a saúde. Quanto aos tipos de cafés consumidos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com