TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capim Dourado

Exames: Capim Dourado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 5

Produto

• Um produto exclusivo do Brasil

• Veredas – areas umidas caracteristicas do cerrado do Tocantins

• O brilho dourado e fascinante do capim inspira a produção de peças utilitárias e ornamentais. O capim dourado, depois de seco, está pronto para ser trabalhado com a palha do qual se faz artesanatos, tais como pulseiras, brincos,

• Fonte de renda de muitas familias de artesoes

• Para dar a forma deseja a fibra precisa ficar de nolho por um periodo e com ele molhado eh so dar asas a imaginacao.

O Extrativismo de Capim-Dourado

A colheita de capim-dourado acontece geralmente em setembro, quando as hastes estão maduras. As famílias de extrativistas, além de colher em veredas perto de suas casas, muitas vezes montam acampamentos em áreas mais afastadas, onde colhem por alguns dias. Um extrativista consegue colher de 3 a 4 kg de capim-dourado por hora e cerca de 30 kg por dia. Após a popularização da atividade, há muitas pessoas que não fazem o artesanato, mas que colhem capim-dourado para vender para os artesãos. Existem artesãos colhendo ou costurando o capim- dourado em diversas regiões do Tocantins, no norte de Goiás e no oeste da Bahia. No entanto, como o capim-dourado ocorre nas veredas do Cerrado inteiro, é possível que existam coletores e artesãos em outros lugares.

1 - Colher capim-dourado somente após 20 de setembro

Em julho e agosto, apesar de as hastes estarem grandes, só tem flores e sementes imaturas (verdes) nas cabecinhas. As sementes só ficam maduras a partir da metade de setembro. As sementes ficam nas cabecinhas do capim-dourado até outubro e só terminam de cair com as chuvas. Essa época de produção de sementes de capim-dourado é muito parecida entre os anos e também entre diferentes regiões do Tocantins e oeste da Bahia.

Mesmo com o período de amadurecimento das sementes variando pouco entre anos e regiões, é muito importante, antes de colher, conferir se as hastes já estão secas e douradas e se as sementes já foram produzidas.

Para garantir que a colheita de capim-dourado seja sustentável, o Governo do Tocantins criou a “Lei do Capim” em conjunto com extrativistas (Portaria Naturatins 362/2007). Essa lei diz que só se pode colher hastes de capim-dourado depois de 20 de setembro.

2 - Não arrancar as sapatas durante a col heita das hastes

A sapata só solta a haste quando as sementes estão maduras. Se as hastes de capim-dourado forem colhidas antes de estarem maduras, a sapata acaba sendo arrancada junto com a haste. Arrancar as sapatas mata as plantas que poderiam viver e produzir hastes por muitos anos.

Colher o capim-dourado antes da hora, não deixa as sementes amadurecerem e ainda mata as plantas, o que não é bom para quem precisa delas para seu artesanato!

Mesmo colhendo hastes secas é preciso cuidado para não arrancar as sapatas!

Importante:

Cada extrativista que colhe na época errada pode matar mais de 100 plantas em uma hora. Num dia inteiro de colheita fora da época , uma pessoa pode matar quase mil plantas ! Além disso, só quando as sementes do capim -dourado estão maduras é que as hastes estão secas e brilhosas, boas para o artesanato .

Colher capim na época certa , depois de 20 de setembro e depois que as hastes estão douradas, não prejudica as plantas e ainda garante que o artesanato fique brilhoso e bonito!

Assim, todo mundo sai ganhando: os extrativistas colhem hastes maduras e brilhosas, as sementes já maduras ficam no campo para germinarem e originarem novas sapatas, as plantas não são arrancadas e podem produzir mais hastes nos próximos anos .

A colheita de capim –dourado só é sustentável se for feita depois que as hastes estão secas e douradas, sem arrancar as sapatas.

3. Cortar as cabecin has durante a col heita das hastes

Depois de 20 de setembro, as sementes já estão maduras, mas ainda estão nas cabecinhas. Se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com