TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dourados

Artigo: Dourados. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  Artigo  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 3

Dourados é um município do estado do Mato Grosso do Sul. A cidade tem o segundo maior PIB do estado sul mato-grossense, representando cerca de 8% do total das riquezas produzidas no estado, e o 158º maior PIB entre os municípios do Brasil e o 68º lugar entre os municípios interioranos brasileiros. A cidade também ficou com o 122º maior potencial de consumo (IPC Marketing) entre todas as cidades brasileiras em 2013, com índice de 0,12%.

A PIB per capita a preços correntes na pesquisa de 2010, foi de 18.074.64 reais.

De acordo com estimativas do IBGE de 2013, possui uma população de 207 498 habitantes (50,777 habitantes por km²), sendo a segunda cidade mais populosa do Mato Grosso do Sul (depois de Campo Grande), além de ser o 136º maior município brasileiro e o 55º maior município interiorano do Brasil.

Dourados é uma cidade que habita muitos estudantes por ter no seu ensino federal uma das melhores faculdades do estado, a UFGD. Existem muitas as chamadas “republicas” que estudantes moram juntos, bairros perto da universidade são geralmente habitados por estudantes de outros municípios, muitos jovens da capital se deslocam para dourados para fazer o curso superior na universidade UFGD.

A área de empregos fica por conta da agropecuária, que é uma das mais fortes no município e também o comércio e serviços na zona urbana, o que foi decisivo para Dourados se tornar um pólo regional.

Os poderes:

Legislativo

O poder legislativo em Dourados é representado pela Câmara de Vereadores, que são responsáveis pela apreciação e aprovação de leis municipais. A cidade é representada por um total de 19 vereadores.

Executivo

O poder executivo em Dourados é representado pelo prefeito, vice-prefeito e secretários municipais, que são responsáveis pela promulgação e aplicação das leis municipais. A gestão do prefeito torna-se mais fácil para o mesmo quando recebe apoio dos vereadores.

Judiciário

O Poder Judiciário é presente em Dourados. Há fórum comum estadual, juizado especial estadual, fórum da justiça federal, eleitoral, militar, juizado especial federal.

A cidade exerce grande importância no estado, região e país. Geograficamente, Dourados exerce grande importância regional. A identificação do espaço geográfico local com os seus elementos, formas e funções muito específicas e estimulantes, ocorre em razão da necessidade de apreender um espaço que tem se inscrito na história precedente e recente de forma peculiar. Os cenários de desenvolvimento reservam para a cidade uma face de privilegiada posição geográfica que garante relevante papel central na geopolítica regional frente aos países vizinhos e ao Brasil.

Centros culturais e de exposições

- Casa de Cultura da UEMS: é vinculada a Universidade Estadual de Mato Groso do Sul. Não tem como função principal ser um local para exposições, mas sim um centro de ensino e manifestação cultural. Realiza eventos culturais articulados com a UEMS, dentre esses possui oficinas de teatro, corais, coordenados por professores da UEMS e com o alvo voltado para a comunidade. Ainda possui um centro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com