TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capitalização de juros única ou simples

Resenha: Capitalização de juros única ou simples. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Resenha  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

CAPITALIZAÇÃO SIMPLES OU JUROS SIMPLES

Sabe-se que o cálculo sobre o valor inicial entende-se como capitalização simples, ou comumente conhecida como juros simples, não ocorrendo qualquer alteração da base de cál-culo durante o período de cálculo dos juros. Na modalidade de juros simples, a base de cálculo é sempre Valor Presente (PV) ou Capital (C), ou seja, o valor que dá origem à operação.

Este regime de capitalização é representado por uma equação aritmética, uma vez que o capital cresce de forma linear, seguindo uma reta; desta forma vê-se que, é indiferente se os juros são pagos periodicamente ou no final de um determinado período.

Os juros do referido período não são acrescidos ao capital para calcular novos juros nos períodos subseqüentes. Desta forma somente o capital principal rende juros.

Este regime de capitalização simples é muito utilizado em países com baixo índice de inflação e custo real do dinheiro baixo; no entanto, em países com alto índice de inflação ou custo financeiro real elevado, a exemplo do Brasil, a utilização de capitalização simples só é recomendada para aplicações de curto prazo.

A fim de obter os cálculos, usam-se as seguintes fórmulas financeiras:

J = C. i. n

Onde:

J = Juros

C = Capital

i = Taxa de juros

n = tempo de aplicação (dia, mês, ano, semestre etc.)

CAPITALIZAÇÃO COMPOSTA OU JUROS COMPOSTO

Na capitalização composta, os juros resultantes de um período, serão acrescidos ao valor aplicado e no próximo período também produzirão juros, formando o chamado “juros sobre juros”. Esta capitalização caracteriza-se por uma função exponencial, em que o capital cresce de forma geométrica.

Se por sua vez, a capitalização for mensal, significa que a cada mês os juros são incor-porados ao capital para formar nova base de cálculo do período seguinte. É fundamental, des-ta forma, que em regime de capitalização composta se utilize a “taxa equivalente”, devendo sempre a taxa estar expressa para o período de capitalização, sendo que o “n” (número de pe-ríodos) represente sempre o número de períodos de capitalização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com