TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capítulo 2 Kotler

Ensaios: Capítulo 2 Kotler. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 2

Planejamento estratégico de marketing

O cliente é o alicerce de qualquer empresa e por consequência toda sua estrutura deve estar voltada para ele. O marketing entra no processo de elaboração estratégica como identificador de necessidades e criador de oportunidades voltadas para a satisfação deste cliente e para responder as mudanças constantes nas necessidades dele.

Dentro da cultura organizacional, que consiste em sua estrutura e sua política, é elaborado o planejamento estratégio. O primeiro passo para elaboração de uma estratégia é definir a missão corporativa, transmitindo-a para seus gerentes e funcionários, para que todos entejam engajados no mesmo objetivo. É necessário buscar informações que gerem mais valor para o cliente, identificando as melhores práticas da empresa em oportunidades e ameaças que a análise das forças macroambientais e microambientais podem apontar. A partir disso a empresa cuida das competências essenciais que constitui o ponto principal do negócio, terceirizando certas atividades primárias para focar apenas nas competencias centrais e relevantes, que gerem vantagem competitiva percebida pelo seu cliente. Após essa análise é estabelecido as metas que são os ojetivos específicos determinados em um certo prazo. O plano de marketing estratégico entra neste contexto para direcionar e estabelecer o mercado-alvo e a proposta de valor para o cliente e também o plano de marketing tático, que especifica táticas de marketing, como de característica de produtos, promoção, preço, canais de venda e serviços.

Por meio de constantes pesquisas e feedbacks sobre as necessidades e os desejos do público-alvo as empresas analisam as informações e desenvolvem novas linhas de produtos e serviços adequadas às tendências mercadológicas, a partir do seu planejamento inicial, sempre inovando e acompanhando as inevitáveis mudanças do mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com