TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características do empreendedor

Trabalho acadêmico: Características do empreendedor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por finalidade mostrar quais são as características do empreendedor presentes em cada integrante do grupo através de uma auto avaliação e com base nisso, analisar qual é a mais presente, como aproveitar dela e aperfeiçoar as outras. E como complemento da análise, a definição do que é o empreendedor e como diferenciá-lo de um administrador.

AUTO AVALIAÇÃO

Na tabela a seguir, constam as médias avaliativas com notas de 1 a 5, sendo 1 característica baixa, 3 considerada média e 5 característica máxima, referentes ao conteúdo do quadro 2.3 - Características dos empreendedores de sucesso (PLT 137: DORNELAS, José, C. A.. Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios - Págs. 32/33).

ANÁLISE DO PERFIL DO GRUPO

De acordo com tabela, percebemos que pela média individual, é possível definir as características tanto positivas quanto negativas do grupo.

Pontos fortes:

• Dedicado ao que faz;

• Bem relacionado;

• Determinados e dinâmicos;

• São organizados.

Pontos Fracos:

• São visionários;

• São independentes e constroem o próprio destino;

• São otimistas e apaixonados pelo que fazem.

Pode-se observar que os pontos a favor são características comuns, fáceis de encontrar nas pessoas, já os pontos que estão abaixo da média, são características que têm que ser trabalhada.

O EMPREENDEDORISMO

O empreendedorismo está na forma de um indivíduo agir, onde suas características se resultam em formas de inovar, positivismo, ideias e ação junto ao esforço. Existem dois tipos de empreendedor: o empreendedor e o intra-empreendedor.

O empreendedor tem uma ideia e coloca-a em prática sem medo de arriscar, buscando aproveitar as oportunidades e conhecimento para obter sucesso, resultando em um negócio próprio.

O intra-empreendedor, não está necessariamente ligado a um negócio próprio, ele pode ser empregado de uma instituição, que inova com ideias para contribuir com o crescimento do setor e empresa onde atua.

Para os dois casos, o fato de ter boas ideias, não significa que o sucesso é garantido, pois uma boa ideia sem a oportunidade certa é apenas uma ideia.

No Brasil, temos um percentual alto de empreendedores e a cada momento com os incentivos, cresce ainda mais, da mesma forma em que muitas empresas não conseguem continuar, justamente pelo fato de não buscar conhecimento, se tornando um negócio sem expectativas de crescimento.

Um dos motivos pelo qual surgem novos empreendedores é por necessidade. O individuo abre um pequeno negócio, acreditando cegamente em sua ideia e devido à falta de instrução e de oportunidade, muitos desses negócios acabam falindo.

O ponto mais importante para um empreendimento resultar de forma esperada ou supere as expectativas, é estar sempre bem informado quanto ao mercado em geral, criando novidades que atraia seu publico alvo.

O EMPREENDEDOR

O empreendedor está sempre atento a mudanças, aproveitando as oportunidades que surgem para liga-las a uma ideia, amadurecer e coloca-la em prática. Não necessariamente está presente em corporações e instituições, mas está sempre buscando novas oportunidades para acrescentar suas ideias. É visionário e sempre procura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com