TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características do violão

Por:   •  8/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 4

Construção e estrutura do violão

A configuração moderna do violão foi feita na Espanha, presente em quase todos os gêneros musicais brasileiros.

Ao longo do tempo esse instrumento passou por grandes transformações, onde hoje em dia, possui grandes variedades de tamanhos formatos e cores, de acordo com cada estilo musical.

Assim como o violão ou a guitarra clássica possuem diversas caracterizas em comum, as principais diferenças são o fato de usar cordas de nylon, a cabeça possuir cravelhas, o braço ser mais largo e o tipo de madeiras usadas.

Na figura abaixo temos um exemplo mais detalhado do violão:

Cabeça, braço e escala

A cabeça do violão, na maioria das vezes é feita da mesma madeira do braço, em alguns casos é moldado no próprio corpo do violão. É inserido na extremidade do braço formando um pequeno ângulo para facilitar o posicionamento das cordas sobre a

As tarraxas ou cravelhas dos instrumentos modernos são feitos de aço com abas de plástico, osso ou madrepérola. Na maior parte das guitarras acústicas há três carrilhões de cada lado da cabeça. Outras configurações são possíveis, como 4+2, 4+3 em violões de 7 cordas e 2+2 para violões-baixo.

O braço do violão é mais largo que o de outras guitarras acústicas, É composto basicamente de uma barra maciça e rígida de madeira fixada ao corpo.

Madeiras de grande resistência à tração são preferíveis, e as mais usadas são o mogno e o cedro. O braço é colado ao corpo com o auxílio de um reforço estrutural, o tróculo, em geral entalhado na mesma peça do braço, mas que também pode ser uma parte separada e colada ao braço e ao corpo.

Corpo

Em grande parte dos modelos dos violões, o corpo tem a função de repercutir os sons feitos pelas cordas,

As madeiras são escolhidas, por suas características físicas, tais como resistência a tração, flexibilidade, e absorção de umidade.

Cada madeira possui suas características, assim permitindo a construção de instrumentos, com a sonoridade desejada, garantindo a afinação e timbre correto de acordo com temperatura e umidade das cordas.

Faixas laterais

Descrição da madeira da clark- tamanho largura.

Feitas de madeiras resistentes à tração. A madeira preferida para esta parte do corpo é o jacarandá da Bahia. Como esta árvore está em risco de extinção, apenas luthieres que possuem estoques antigos utilizam essa madeira.

Uma alternativa é o jacarandá da Índia, também chamado Rosewood. Também pode ser usado o mogno ou algumas outras madeiras. As finas lâminas, de no máximo 3 mm de espessura e com cerca de 3 a 5 cm de largura, são molhadas e moldadas no formato desejado do instrumento (normalmente no formato aproximado de um 8) com a ajuda de moldes de madeira e grampos.

Após alguns dias as faixas adquirem a forma definitivamente. Várias peças de madeira em forma de “L” são coladas ao longo de toda a parte interna das faixas. Estas peças servirão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com