TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carcateristicas Da Manufatura Just In Time

Pesquisas Acadêmicas: Carcateristicas Da Manufatura Just In Time. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 2

7.4.5 Qualidade na fonte

O conceito de qualidade refere-se ao descobrimento da causa última de um problema de qualidade. O objetivo não é apenas identificar um problema de qualidade , mas também descobrir sua causa fundamental. Se a causa do problema não for identificada, o problema vai continuar se repetindo. Um programa de qualidade na fonte deve dar aos trabalhadores responsabilidade pessoal na qualidade do trabalho que eles fazem e autoridade para parar a produção quando algo não estiver indo bem. A qualidade de um produto deve ser determinada no instante em que ele é feito, porque nenhuma qualidade de inspeção o fará melhor.

Faz parte deste conceito a idéia de que qualquer pessoa envolvida em um processo de transformação deva ver seu papel como fornecedor de um ou mais clientes internos, ou seja, como fornecedor de seus próprios colegas de trabalho.

O custo da qualidade deficiente se eleva quando se incluem problemas, como conserto do projeto do produto, retrabalho sobre produtos malfeitos, refugo de produtos que não podem ser retrabalhados, produtos com defeito que retornam dos clientes ou, no limite, a própria perda de clientes.

As principais causas de refugo e retrabalho são:

a) Projeto do produto envolvendo defeitos no conceito ou no projeto do produto.

b) Projeto do processo: problemas de gerência e de equipamentos podem advir do projeto de produção; erros de operadores respondem por apenas cerca de 15% dos problemas de qualidade.

c) Componentes defeituosos que são enviados pelos fornecedores

d) Empregados mal treinados que não tem habilidades necessárias ao seu trabalho

e) Equipamentos em más condições, mal mantidos, que não conseguem produzir com qualidade alta e consistente.

7.4.6 Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é um importante aspecto da busca da qualidade na manufatura. Envolve inspeções regulares e manutenção desenhada pra manter as máquinas operando, evitando assim paradas não esperadas de máquinas. É claro que a manutenção preventiva sai caro, mas em geral muito mais barato do que as quebras repentinas. No sistema JIT, a manutenção de rotina, incluindo limpeza, lubrificação, recalibragem e outros ajustes ao equipamento é feita pelos próprios trabalhadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com