TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carta Para Um Líder

Tese: Carta Para Um Líder. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  Tese  •  1.916 Palavras (8 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 8

Carta para um Líder

Caro Líder,

Liderança não se conquista pela posse, mas pelo exercício. Liderança não é um título, um cargo, uma posição, uma sala ou uma cadeira. Liderança é uma escolha, portanto, se você escolheu liderar, contribuindo para a construção de um futuro melhor, conquistando resultados extraordinários com as pessoas, influenciando-as e desenvolvendo-as através do seu exemplo, cuidado, ações e atitudes no dia a dia, esta carta é pra você!

Quero compartilhar com você coisas simples, porém importantes, que tenho aprendido em minha caminhada no desenvolvimento de líderes: Liderança é uma jornada que começa pelo lado de dentro, por isso, antes de conhecer e liderar outras pessoas, é preciso fazê-lo a si mesmo, por meio de autoconhecimento e autoliderança. Parece simples, mas creia-me, liderar a si mesmo é bem mais difícil do que liderar os outros, portanto, invista tempo em autoconhecimento. Conheça e reconheça seus pontos fortes e também os pontos fracos. Busque maneiras de potencializar suas fortalezas, e melhorar naquilo que é imprescindível para sua atividade. Encontre em sua equipe pessoas que sejam fortes naquilo em que você não é, e permita que elas o ajudem. Conheça profundamente sua organização e o seu negócio. Busque saber a opinião sincera de seus liderados, pares, clientes e chefes sobre o seu trabalho e sua liderança. Além de ajudá-lo a aumentar sua autoconfiança, essas iniciativas o ajudarão a construir relacionamentos baseados em transparência, respeito e confiança. E acredite, ainda que domine as melhores técnicas de gestão e liderança, se não construir relações de confiança, não conseguirá liderar. Por isso, pare por alguns minutos do dia, e pergunte-se: O que eu estou fazendo bem? O que eu posso melhorar? Que habilidades eu preciso desenvolver? Seja sincero com você, crie planos de ação, coloque-os em prática, e desenvolva-se um pouco mais a cada dia.

Sabemos que a liderança oferece algumas vantagens, mas isso, sinceramente, não deveria ser sua maior preocupação, porque o verdadeiro líder não é o que busca vantagens para si, mas para os que o seguem, afinal, dificilmente alguém seguiria um líder que a conduz à lugares ou situações piores do que ela conseguiria chegar sozinha, a não ser que seja forçada a fazê-lo, porém, nesse caso não seria liderança, mas tirania. Então, o que você responderia se lhe perguntassem: Qual é a vantagem das pessoas em segui-lo, em estar com você? O lugar ou situação pra onde você as está conduzindo é melhor do que o que elas conseguiriam conquistar sozinhas? Seja sincero: Você se seguiria? Você gostaria de ser liderado por você? As pessoas se tornam seres humanos e profissionais melhores por estarem com você? Ah, e por falar em “seres humanos”, não se esqueça: Antes de ser um bom líder, é preciso ser um bom ser humano!

Conheça seus liderados, sua história, crenças, valores, talentos, capacidades e comportamentos. Talvez você não tenha afinidade natural ou intimidade com todos, mas como líder, mesmo que não seja intimo, precisa ser próximo de seus liderados, criar vínculo, dedicar tempo para ouvi-los, ensiná-los, aprender com eles, dar e receber feedbacks, fazer coaching, discutir ideias, enfim, desenvolver relacionamentos sinceros e transparentes com eles.

Líder é protagonista, alguém que escolhe trabalhar para a construção de um futuro melhor, independente dos bons ou maus resultados obtidos no passado, tornando-se assim uma “Figura de Transição”; alguém que não usa o passado como desculpa, mas como experiência para fazer diferente e melhor, não se importando com o que os outros estão ou não fazendo. Para aquele que escolhe liderar, o que realmente importa é o que acontecerá a partir dele; a nova história da qual ele será protagonista e o legado que deixará em tudo aquilo que fizer, independente de quão bom ou ruim tenha sido o passado, porque para líder é aquele que trabalha no presente para construir um futuro melhor.

Você é responsável pelos resultados, por isso, a ideia não é priorizar pessoas aos resultados, mas focar no desenvolvimento delas para que estejam cada vez mais treinadas, preparadas, motivadas, inspiradas e comprometidas com a entrega de melhores resultados. Realocar ou demitir pessoas faz parte da jornada, contudo, ao pensar em fazê-lo, reflita antes sobre seu empenho e dedicação no desenvolvimento delas. Se estiver em paz, consciente de que já fez tudo o que estava ao seu alcance para desenvolvê-las, faça o que precisa ser feito, caso contrário: desenvolva-as. Resumindo, seja coerente, ético e justo.

Assim como muitas coisas na vida, liderança não se aprende na escola, mas no dia a dia, acertando muito, mas errando também, portanto, arrisque-se, dê o seu melhor, e se não der certo, pare, reflita, ajuste a rota, e tente novamente. Sua intenção será o termômetro de suas ações. Se errar com intenção certa, em geral, será compreendido, mas se acertar com a intenção errada, as pessoas perceberão, e isso afetará sua credibilidade. Evite usar atalhos, porque em liderança, eles são perigosos. Haja com amor, caráter e integridade, seja ético e justo. Se você não se considera uma pessoa carismática, não se preocupe, seu caráter e integridade são mais importantes que sua personalidade porque, em liderança, a personalidade pode abrir muitas portas, mas somente o caráter as manterão abertas. Permita que as pessoas o conheçam verdadeiramente, porque o mínimo que você pode oferecer àqueles que lidera, é que eles saibam, de verdade, quem os está liderando.

O maior fator motivacional que você pode oferecer aos seus liderados, é que eles façam parte de um time vencedor, e para que isso aconteça é preciso que todos trabalhem colaborativamente em busca de um mesmo objetivo, portanto, construam juntos uma visão de futuro, estabeleçam metas, criem uma identidade, estabeleçam o propósito e os valores que balizarão as ações e comportamentos da equipe. Um time vencedor sabe exatamente aonde quer chegar, por isso, crie o “norte” para onde todos estarão olhando, porque se cada um estiver para um lugar diferente, os resultados não serão bons.

Não se preocupe com os “Estilos de Liderança”. O melhor estilo é o seu. Seja você mesmo, apenas considere que situações diferentes exigem posturas diferentes. Se uma situação oferece alto risco e sua equipe não está preparada para resolvê-la, talvez tenha que atuar mais fortemente. Se o risco é baixo, ou eles estão preparados, deixe-os fazer, enfim, leia e adapte-se ao cenário e adote o estilo e postura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com