TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carta De Atenas - 1931

Artigo: Carta De Atenas - 1931. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2013  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  1.541 Visualizações

Página 1 de 2

* 1º Congresso Internacional de Arquitetos e Técnicos em Monumentos. Narrativa de Le Corbusier.

A Carta de Atenas -redigida por Le Corbusier-, tem como intuito: estabelecer diretrizes e orientações à conservação dos patrimônios históricos; estes conceitos seriam aplicados à todos os países, presando sempre valorizar, restaurar e recuperar os monumentos degradados.

Foram discutidas e acordadas medidas legislativas e administrativas referentes aos monumentos históricos, às técnicas de conservação, ao papel da educação no respeito pelas heranças materiais e a utilidade da documentação internacional enquanto serviço de cooperação entre as nações envolvidas.

Um importante aspecto contido no documento é a preocupação com a legislação de cada país e com a necessidade de se estabelecer princípios comuns entre os signatários, ainda que adaptados às circunstâncias locais. Define ainda, a consagração de um direito da coletividade relativamente à propriedade privada, ou seja, que toda a propriedade de todo o solo urbano da cidade pertence à municipalidade, sendo, portanto público.

Entre os conceitos propostos, nos fala sobre a importância de se analisar uma edificação/monumentos, respeitar sobre tudo sua obra histórica ou artística, sem eliminar os estilos de nenhuma época, entender o património histórico como um testemunho do passado. A Conferência defende que os monumentos devem ser afetados a usos que respeitem o seu carácter, a fim de assegurar a sua longevidade.

Os principais tópicos da pauta do encontro são: a valorização dos monumentos; os materiais de restauração; as deterioração dos monumentos; as técnicas da conservação e uma colaboração internacional.

A Carta de Atenas foi um documento inovador, pois refere-se a aspectos nunca mencionados em publicações anteriores, relativas ao património e à conservação, apresentando novas diretrizes e princípios; alertando para a importância da restauração, e de se preservar características primitivas de tal edificação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com