TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cartilha Educação Financeira

Artigos Científicos: Cartilha Educação Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  4.219 Palavras (17 Páginas)  •  678 Visualizações

Página 1 de 17

Planejamento Financeiro: Um dos segredos do sucesso empresarial.

Conhecer os seus gastos e saber quanto você pode poupar todo mês é fundamental para fazer um planejamento financeiro adequado. Poupando um pouco todo mês você terá dinheiro para investir e começar a formar o seu patrimônio.

Para começar, monte seu fluxo financeiro. Considere a sua renda familiar e todos os seus gastos, inclusive os de menor valor. Nessa etapa o mais importante é ser sincero e honesto com você mesmo.

A Consenso, consciente de seu papel na sociedade, está lançando esta cartilha de educação financeira, com o objetivo de auxiliar mudanças nos padrões de consumo, adequando suas despesas às receitas.

Preparamos os seguintes temas:

Dívidas nunca mais!

Que Banco irá cuidar do meu dinheiro?

O cartão de crédito como aliado do planejamento financeiro.

E as armadilhas dos parcelamentos.

Poupando e investindo mais.

Cuidando do que é meu.

Consumismo: fácil falar, difícil parar de fazer!.

Andar com muito dinheiro na carteira

Sintomas das dificuldades financeiras.

Perigos do crédito.

Financiamento de veículos.

Gastar mais do que tem.

Dívidas nunca mais!

Quem nunca ouviu falar que: Dívida chama dívida e dinheiro chama dinheiro?

Nada melhor do que chegar em casa, colocar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilo, mas quando se está endividado essa é uma missão quase impossível. É que a situação para a pessoa que está devendo, não afeta apenas o bolso, mas também a saúde e relacionamento. Por conta disso, nos vamos sugerir alguns passos para você começar a se livrar das dívidas.

Conhecendo a sua dívida: não se desespere. Entenda suas dívidas, peça um demonstrativo atualizado com os valores descriminados da dívida total.

Renegocie: chore por descontos, melhores juros e prazos maiores. É melhor receber menos em várias parcelas do que nunca receber.

Juros mais baixos: outra opção é pesquisar um empréstimo mais barato. Se a dívida é no cartão de crédito ou no cheque especial, pesquise outras taxas.

Seus bens: some todos os bens que possui, como imóvel, carro, e avalie se é necessário abrir mão de alguns deles.

Corte gastos: é essencial que você tenha uma planilha financeira para entender seus gastos essenciais e cortar os desnecessários. Faça tudo isso de cabeça erguida, pois se você se compromete com o seu projeto de sair do vermelho, a disciplina e ponderação são essenciais.

Então, não espere a dívida crescer mais, tome coragem, enfrente o problema e siga em frente.

Que Banco irá cuidar do meu dinheiro?

Cada banco oferece propostas, benefícios, taxas, serviços diferentes. Portanto, entre eles sempre tem o que se adéqua mais ou menos a nossa empresa. Não podemos esquecer que esta Instituição irá cuidar do dinheiro que batalhamos o mês inteiro para conquistar, por isso, não podemos escolhê-la assim, sem nenhum cuidado.

O primeiro passo é bem simples: monte uma lista com os bancos disponíveis. Feito isso, comece a análise um por um: Agregue a sua lista todos os preços e tarifas de cada serviço, como saque, folhas de cheque, extratos, transferências, juros sobre atrasos de pagamento de faturas, entre outros. Fique atento se estes valores são alterados em caso de uso pela internet ou caixa eletrônico de autoatendimento. A divulgação de todos estes dados é obrigatória.

A partir daí já é possível eliminar boa parte dos nomes da sua lista, basta colocar em ordem de prioridades os serviços que mais usa, ou pretende usar, e escolher as tarifas mais adequadas. Saber o que você precisa é a base para qualquer escolha, com o banco isso não é diferente.

Partindo deste ponto, faça outras avaliações para continuar eliminando nomes:

- Você viaja muito? Veja a cobertura em território nacional, ou até internacional.

- Existe uma agência perto de sua empresa?

- Você confia nesta agência para guardar o seu dinheiro, ou seja, ela é segura, tem funcionários bem qualificados para te atender?

- Existem caixas eletrônicos de seu fácil acesso?

- Se você só acessará sua conta pela internet, saiba se este serviço é oferecido e qual a qualidade dele.

Não podemos deixar de te lembrar de uma coisa: depois de ter tomado a sua decisão, na hora de contratar o serviço, dê muita atenção aos contratos! Leia-os atentamente, questione, tire dúvidas e tenha cópias de tudo o que for assinar!

O cartão de crédito como aliado do planejamento financeiro.

Hoje em dia o cartão de crédito é muito utilizado como forma de pagamento, mas muita gente acaba se atrapalhando no controle das suas faturas e transformando esta importante ferramenta para o controle dos gastos em problema. Vamos te ajudar a planejar melhor o uso desse benefício.

1. Não pense que o limite do seu cartão de crédito vale como um saldo que está disponível para você gastar. Só use o cartão para valores que se encaixam no planejamento que fizer baseado no quanto você possui de renda.

2. Na hora de fazer a conta do mês, nunca considere a fatura do cartão como uma dívida a mais, ele é só uma forma de pagamento. Saiba sempre o que você comprou e tenha controle dos custos e do que foi comprado.

3. Antes de simplesmente jogar o valor daquela compra para o próximo mês, pense se aquele valor que você não consegue pagar hoje, se conseguirá

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com