TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cenario Empresarial

Trabalho Escolar: Cenario Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  2.594 Palavras (11 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO................................................................................................. 03

2. DESENVOLVIMENTO..................................................................................... 04

2.1. CENÁRIO EMPRESARIAL....................................................................... 04

2.1.1 A Matemática a serviço da empresa..................................................... 05

2.1.1.1 Fatores ambientais das organizações................................................. 05

2.1.1.1.1 Aspectos jurídicos do empresário................................................... 06

2.1.1.1.1.1 A participação da contabilidade nas empresas............................. 08

3. CONCLUSÃO.................................................................................................. 10

REFERÊNCIAS................................................................................................... 12

1. INTRODUÇÃO

Por meio de uma exigência do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, oferecido pela UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, através das disciplinas de Contabilidade Básica; Fundamentos da Administração; Introdução ao Direito Público e Privado e Matemática, buscou-se desenvolver este trabalho, baseando-se nos Módulos destas disciplinas, além de realizar pesquisas bibliográficas em obras de autores que contribuíram significativamente para as questões aqui abordadas.

Nesse sentido, pode-se destacar, principalmente, Foucault (2000), Boyer (1999), Miguel (2003), Gadotti (2008) e Gimenez e Júnior (2002). Além desses, buscou-se maiores informações no Código Comercial de 1850 e no Código Civil Brasileiro.

Dessa forma, esse trabalho tem por finalidade apresentar uma considerável reflexão acerca do atual “Cenário empresarial”, dentro de um contexto histórico marcado pela constante relação do homem com a natureza, abordando ainda sobre o processo de evolução da Matemática e da Contabilidade, que por sua vez, têm contribuído para a construção das sociedades ao longo do tempo, objetivando ainda, demonstrar que ambas são necessárias no dia-a-dia das pessoas.

Como qualquer outra área do conhecimento, essas ciências têm a sua dimensão política e não se pode negar que seu progresso tem tudo a ver com os contextos sociais, econômicos, políticos e ideológicos. Entretanto, elas não se restringem apenas à manipulação de números e de operações, pois sua utilização é imprescindível e comum no cotidiano dos indivíduos, auxiliando-os nas mais diversas tarefas, inclusive no funcionamento e evolução de diversas empresas no mundo, que por sua vez estão permeadas pelas questões jurídicas asseguradas pela eficiência do empresário e seu contador.

Busca-se, portanto, compreender e admitir a existência de uma incessante busca de reorganização das informações históricas-matemáticas e contábeis, na tentativa de maior aproximação com seu processo de construção e como este vem contribuindo para os aspectos de desenvolvimento das sociedades humanas e suas respectivas organizações tanto ambientais, quanto sociais.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 CENÁRIO EMPRESARIAL

Discutir sobre o “Cenário empresarial” consiste em abordar sobre as diversas questões que envolvem a ação do homem na Terra, bem como o constante processo de transformação que este desenvolve desde os primeiros contatos com o meio ambiente, que foi modificado para a acomodação dos grupos humanos.

É importante lembrar que nesse sistema de “organização”, os seres humanos a matemática sempre foi parte da atividade humana. Ela evoluiu a partir de contagens, medições, cálculos e do estudo sistemático de formas geométricas e movimentos de objetos físicos.

É de extrema importância destacar que no Brasil, a contabilidade começa a se descrever a partir de 1500, com o “descobrimento”. Entretanto, somente a partir de 1770 surge a primeira regulamentação da profissão contábil, quando o rei de Portugal, estabelece a obrigatoriedade de registro da matrícula de todos os guarda-livros na junta comercial.

Ainda convém ressaltar que a necessidade de maior rigor da Matemática e das Ciências Contábeis foi percebida e estabelecida por volta do século XIX, proporcionada pela Revolução industrial e pelo surgimento de diversas empresas, que por sua vez passou a ser “subsidiada” pelas tecnologias que passara a existir, auxiliando na organização e evolução de diversos empreendimentos.

2.1.1 A Matemática a serviço das empresas

A matemática é uma palavra de origem grega “μάθημα, transl. Máthēma”, que significa ciência, conhecimento, aprendizagem. Portanto, pode ser compreendida como a ciência do raciocínio lógico e abstrato que estuda quantidades, medidas, espaços, estruturas e variações, consistindo em procurar por padrões, formular conjecturas e, por meio de deduções rigorosas estabelecer novos resultados.

Segundo Foucault “as descrições históricas se ordenam necessariamente pela atualidade do saber, se multiplicam com suas transformações e não deixam por sua vez, de romper com elas próprias” (FOUCAULT, 2000, p. 5).

Nesse sentido, ele traz a seguinte contribuição:

A matemática retranscreve seu percurso histórico real, no vocabulário das vizinhanças, das dependências, das subordinações das formalizações progressivas, das generalidades que se enredam. (...) Cada peripécia histórica tem seu nível e sua localização formais. Trata-se de uma análise recorrencial que só pode ser feita no interior de uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com