TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Christian Dior Resposta

Trabalho Escolar: Christian Dior Resposta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  1.693 Visualizações

Página 1 de 3

1- De acordo com os dados sobre o mercado consumidor de alto luxo, quais os fatores críticos de sucesso do setor?

O consumidor de luxo é o principal divulgador da marca. Uma vez que a comunicação é seletiva, essas marcas precisam estar em constante sintonia com o público alvo, através de ações de fidelização. Os consumidores desse privilegiado segmento, mais do que leais, tendem ser adoradores das marcas pelas quais se dispõem a pagar preços “Premium” em troca dos valores que percebem nelas, como satisfação da auto-estima e a expressão de um alto “status” socioeconômico, real ou aspirado. Esses valores podem ultrapassar, sem ignorá-los, outros componentes da proposta de valor daquelas marcas, como qualidade de desempenho, estilo e “design”. Ainda através de um estudo feito em 2003 é mostrado que a valorização pessoal do dia-a-dia e a necessidade de quebra de rotina são os principais fatores que levam à compra de artigos de luxo onde as pessoas gastam cada vez mais para satisfazer sua auto-estima com produtos de beleza, esporte, lazer e cultura.

2- De acordo com as estratégias genéricas de Michael Porter, como você classificaria a atuação da Christian Dior? Na sua opinião, qual a principal vantagem competitiva da empresa?

A estratégia das marcas de luxo, por definição, baseia-se em produtos de alto desempenho e preço “premium”. Não competindo por preço, as empresas proprietárias das marcas. Esses fatores incluem elementos mais tangíveis como “design”, estilo, sabor e odor refinados; a origem e a tradição da marca; a imagem do usuário visado; e fatores mais intangíveis, ligados à personalidade da marca que, muitas vezes, está permeada pela personalidade do seu criador ou criadora original.

Criar uma identidade de marca a ponto de transformá-la em luxo, exige uma forte diferenciação construída por anos e anos de ações assertivas e consistentes que surgem uma imagem imaculada e ligada a valores como conquista, distinção social e poder. Segundo as estratégias que vêm sendo usadas a extensão da marca para outras categorias de produto que não conflitem com a percepção da marca aumenta o vinculo do cliente com a marca. Outra estratégia é a internacionalização onde o sentido especial que a globalização deu às marcas de luxo exige que as empresas suas proprietárias padronizem a comunicação da identidade das suas marcas em todos os mercados.

Relacionando com as estratégias genéricas de Porter percebe-se que a marca Dior trabalha com estratégia de diferenciação.

3- Mudanças no comportamento do consumidor, novos concorrentes e oportunidades de explorar novos mercados são algumas das razões que levam uma empresa a optar pelo reposicionamento de sua marca. O grande desafio do reposicionamento é modificar as percepções do consumidor em relação ao posicionamento adequado para garantir a competitividade.Existem três tipos de estratégias de reposicionamento: Reativo-Corretivo-Propositivo

Considerando o quadro acima e o ambiente competitivo em que a Christian Dior estava inserida, que tipo de reposicionamento a empresa adotou e quais fatores levaram a tal?

Corretivo- empresa ativamente empenhada em uma série de atividades que visaram exatamente, restaurar e manter a imagem da marca. A matriz decidiu iniciar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com