TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Aplicar No Tesouro Direto

Artigos Científicos: Como Aplicar No Tesouro Direto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/8/2014  •  2.954 Palavras (12 Páginas)  •  608 Visualizações

Página 1 de 12

Como Aplicar no Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um programa de venda de títulos a pessoas físicas, desenvolvido pelo Tesouro Nacional (STN), em parceria com a Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia - CBLC.

Os títulos públicos são ativos de renda fixa possuem a finalidade primordial de captar recursos para o financiamento da dívida pública, bem como para financiar atividades do Governo Federal, como educação, saúde e infra-estrutura. Em outras palavras, quando uma pessoa compra títulos públicos está emprestando dinheiro ao governo.

De acordo com a STN, o rendimento da aplicação em títulos públicos é bastante competitivo se comparado com as outras aplicações financeiras de renda fixa existentes no mercado. As taxas de administração e de custódia são baixas e o Imposto de Renda só é cobrado no momento da venda ou vencimento do título (quanto aos títulos que pagam cupom de juros, também é descontado Imposto de Renda no pagamento do cupom).

Os títulos públicos adquiridos no Tesouro Direto são considerados ativos de renda fixa porque o rendimento pode ser dimensionado no momento da aplicação, ao contrário dos ativos de renda variável (ações e etc.) cujo retorno não pode ser estimado no instante da aplicação. Face à menor volatilidade dos ativos de renda fixa, este tipo de investimento é considerado mais conservador do que os ativos de renda variável, ou seja, o risco é menor.

Podem investir no Tesouro Direto todos os residentes no Brasil que possuam Cadastro de Pessoa Física-CPF e estejam cadastrados em alguma das Instituições Financeiras habilitadas a operar no Tesouro Direto.

Para adquirir títulos é necessário se cadastrar em algum dos Bancos ou Corretoras habilitados no Tesouro Direto (Agentes de Custódia). Quem possui ações e outros títulos custodiados na CBLC poderá utilizar a mesma conta para custodiar seus títulos públicos. Caso queira alterar suas informações cadastrais, você deverá efetuar a solicitação de alteração ao seu Agente de Custódia e apresentar a documentação solicitada. As alterações de endereço eletrônico e senha poderão ser realizadas por você mesmo, diretamente na área de acesso exclusivo do Tesouro Direto.

Para acessar a área exclusiva do Tesouro Direto, você deverá informar seu CPF e senha na página do Tesouro Direto, encaminhada para o e-mail cadastrado.

Formas de operar

Para comprar e vender títulos basta acessar a área exclusiva do Tesouro Direto e efetuar as compras. Para isso, você precisa ser cadastrado no Programa. As transações são feitas diretamente pelo investidor ou por meio de algum dos bancos ou corretoras habilitados no Tesouro Direto (Agente de Custódia), com a sua devida autorização.

Anteriormente, sem muitos recursos, o investidor só podia comprar títulos públicos indiretamente pela aquisição de cotas de fundos de investimento. Neste tipo de investimento, as instituições financeiras funcionam como intermediários ao adquirirem os títulos públicos, que compõem as carteiras dos fundos, com os recursos oriundos de suas aplicações. No caso do Tesouro Direto, você pode comprar diretamente os títulos que desejar, com redução do custo de intermediação. Estas operações podem ser feitas diretamente pela internet.

É possível montar a sua própria carteira de investimentos, ao escolher os prazos e os indexadores dos títulos conforme seu interesse. Esse programa permite que o pequeno investidor administre diretamente suas aplicações, que podem ser de curto, médio e longo prazo.

A alternativa de aplicação em títulos via Tesouro Direto permite investimentos a partir de R$ 30,00. Uma vez comprados os seus títulos, o investidor pode aguardar o vencimento do papel (data predeterminada para resgate do título), quando os recursos são depositados em sua conta. Ou, caso seja do seu interesse, também poderá vendê-los antecipadamente ao Tesouro Nacional nas recompras semanais, às quartas-feiras, pelo preço vigente no mercado.

Dentre as formas de operar no Tesouro Direto, tem-se:

• Diretamente pelo site do Tesouro Direto, é possível acessar, mediante senha individual, uma tela específica na área restrita do site e negociar seus títulos públicos;

• Por meio de um Agente de Custódia, mediante autorização para negociar em seu nome diretamente no site do Tesouro Direto. Essa é uma opção ideal para o investidor que não tem acesso à internet ou, por algum motivo, não deseja comprar pessoalmente;

• Diretamente no site do Agente de Custódia. Alguns bancos e corretoras habilitados integraram seus sites ao do Tesouro Direto. Isso significa que o investidor pode negociar seus títulos públicos no site da própria instituição financeira, em tempo real e com os mesmos preços e taxas do site do Tesouro Direto. Todavia, esta opção é disponível somente em algumas corretoras e bancos.

Os investidores do Tesouro Direto também podem agendar com antecedência suas negociações no Programa. A aplicação programada contempla compras, vendas e a reaplicação automática dos juros semestrais dos títulos (cupons) e do valor a ser resgatado nas datas de vencimento.

Agendamento de compra

Em termos de periodicidade, o investidor terá a opção de:

• Agendar apenas uma aplicação (na data da 1ª compra);

• Programar compras mensais, escolhendo uma data limite;

• Programar compras mensais, definindo o número de compras a ser realizado; e

• Definir que as compras ocorram até que a programação seja cancelada por ele.

Agendamento de venda

No caso do agendamento de venda, o investidor poderá programar antecipadamente o dia de venda de seus títulos (sempre às quartas-feiras). Essa operação será feita com base na quantidade de títulos que ele deseja vender.

Reinvestimento dos juros e do valor resgatado no vencimento

Nesta modalidade o investidor poderá:

• Direcionar o dinheiro que ele recebe automaticamente para uma nova aplicação, bastando que indique sua opção de novo título;

• Reinvestir tudo ou uma parte do investimento original.

É importante dizer que a reaplicação se dará pelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com