TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tesouro direto

Por:   •  19/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  994 Visualizações

Página 1 de 4

Questionário sobre Tesouro direto

1. Em que consiste os investimentos através do Tesouro Direto?

O tesouro direto é um programa de compra e venda de títulos públicos para pessoas físicas, desenvolvido pelo tesouro nacional em parceria com a CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custodia). Esse programa surgiu com objetivo de democratizar o acesso aos títulos públicos.

Oferecendo títulos com diferentes tipos de rentabilidade pré ou pós- fixados.

A cada titulo lançado é definida a data de vencimento e o índice de correção, como a Selic, o IGP-M ou IPCA.

Com tantas opções fica fácil achar um titulo indicado para sua necessidade.

2. Quais as vantagens do Tesouro Direto quanto a Rentabilidade, Taxas Cobradas, Impostos Pagos (especialmente Imposto de Renda)?

As vantagens quanto à rentabilidade é que com o tesouro direto você pode obter os mesmo ganhos que um grande banco ou um fundo de pensão por exemplo. As taxas de administração e custodia são baixas e o IR só é cobrado no momento da venda.

Dessa forma ao combinar alta rentabilidade bruta e baixo custo seu investimento apresentará uma maior rentabilidade final.

3. Explique brevemente como funciona os seguintes títulos:

a) Tesouro Prefixado 20XX (inclui-se depois do nome o ano de vencimento do título)

Os tesouros prefixados tem uma inclusão de um novo vencimento para os títulos, as letras LTN, letras do tesouro nacional passam a chamar tesouro prefixado 20xx inclui-se depois do nome o ano de vencimento do título já os tesouros prefixados com juros semestrais 2025 antes

chamava NTN-F nota do tesouro nacional, série f além disso, as recompras de títulos feitos pelo tesouro nacional, que antes acontecia apenas ás quartas-feiras , hoje em dia passam a ser diárias.

Tesouro prefixado LTN é o fluxo simples de pagamentos, isto é, nos receberemos o valor aplicado aumentado da rentabilidade na data de vencimento ou regate do título. Em outras palavras, o pagamento ocorre de uma só vez, no final da aplicação. Sendo assim, é mais interessante logico para quem pode espera receber o seu dinheiro até o final do período do investimento, ou seja, é indicado para quem não necessita complementar sua renda, mantendo o título até o final do vencimento, Caso necessite vender o título antecipadamente, o tesouro nacional pagará o seu valor de mercado, de modo que a rentabilidade poderá ser maior ou menor do que a você recebera para cada unidade do papel. Se você compra uma fração de título, o recebimento será proporcional ao percentual adquirido; a diferença entre esse valor recebido no final da aplicação e valor pago no momento da compra representa a rentabilidade contratada na data da compra , dependendo do preço do título no momento da venda .por essa razão, recomendamos que você procure conciliar a data de vencimento do título com prazo desejado para o investimento.

b) Tesouro Prefixado com Juros Semestrais 2025

Tesouro prefixado com juros semestrais 2025 NFNF são mais indicado para quem deseja utilizar seus rendimentos para complementar sua renda a partir do momento da aplicação, pois esse título faz pagamento de juros a cada seis meses; isso significa que o rendimento é recebido pelo investidor ao longo do período da aplicação, diferentemente do título tesouro prefixado LTN 20xx. Os pagamentos semestrais, nesse caso, representam uma antecipação da rentabilidade contratada. Cabe destacar, adicionalmente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com