TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compras Coletivas

Casos: Compras Coletivas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  2.063 Palavras (9 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE JAHU

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS (BI)

Adriano

André

Eder

Eliane Michelle

Emerson

Guilherme

Luiz

Luiza

Vânia

Inteligência Competitiva nos sites

de Compras Coletivas

Jaú, SP

2011

RESUMO

Nas últimas décadas, as organizações sofreram uma profunda transformação, e toda essa mudança fez surgir também à necessidade de reavaliar todo seu planejamento estratégico. Muitas empresas estão adotando a inteligência competitiva para se adequar ao novo cenário da globalização, apresentando um novo modelo de administração.

Inúmeras são as vantagens para as empresas que aplicam a inteligência competitiva em suas organizações, dentre elas destaca-se a análise SWOT – identificando ameaças e oportunidades no mercado – e a possibilidade de rever toda estratégia da empresa. A inteligência competitiva é um poderoso instrumento para conquista de novos mercados.

Dentro deste contexto, surgem novas maneiras de comprar e vender, técnicas de se aproximar dos clientes para melhor atendê-los. Os sites de compra coletiva é a mais nova maneira de se fazer negócios. Esta ferramenta tem o intuito de baratear custos de produtos ou serviço, através do volume de compra. Estes sites são usados como vitrines, onde o baixo custo chama a atenção, e divulga a empresa parceira.

Palavras-chave: inteligência competitiva, compra coletiva.

ABSTRACT

Over the last decades, organizations have undergone a profound transformation, and all this change has given rise to the need to reassess all its strategic planning. Many companies are adopting the competitive intelligence to suit the new environment of globalization, presenting a new model of administration.

There are countless advantages for companies applying competitive intelligence in their organizations, among them is the SWOT analysis - identifying threats and opportunities in the market - and the chance to review the entire strategy. Competitive intelligence is a powerful tool for penetrating new markets.

Within this context come new ways of buying and selling techniques of approaching clients to better serve them. The collective buying site is the new way of doing business. This tool has the aim to cheapen the product or service costs through volume purchasing. These sites are used as showcases, where low cost draws attention, and disseminates the partner company.

Keywords: competitive intelligence, collective buying.

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – Conceito.....................................................................................................8

Figura 2 – Como Funciona o Site de Compra Coletiva...............................................8

TABELA

Tabela 1 – Comparação de sites de Compra Coletiva..........................................11

GRÁFICO

Gráfico 1 – Quantidade de Sites de Compra Coletiva no Brasil............................9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................8

2 COMO FUNCIONA...................................................................................................8

3 DESENVOLVIMENTO DE SITES DE COMPRA COLETIVA NO BRASIL............10

4 PROBLEMAS..........................................................................................................12

5 VANTAGENS..........................................................................................................13

6 CONCLUSÃO.........................................................................................................14

1 - INSTRODUÇÃO

Os sites de compra coletiva começaram a ganhar força nos Estados Unidos em 2008. Em 2010 já existiam mais de 200 sites nos Estados Unidos. Esses sites começaram a atuar no Brasil em 2010, com a empresa estadunidense Groupon com ofertas em São Paulo.

Segundo a Revista Forbes, a Groupon é a empresa online com maior crescimento da história, à frente do Facebook e da Amazon. Em apenas um ano a empresa passou de 1,5 milhões de utilizadores para cerca de 40 milhões.

A Groupon foi fundada em 2008 por Andrew Mason (um jovem na casa dos 30 anos), e já mereceu a atenção do Google que tentou comprar a empresa por cerca de 4,5 milhões de euros (cerca de 6 milhões de dólares), no entanto a proposta foi recusada.

Esta história de sucesso iniciou-se em 2007 quando Andrew Mason fundou uma companhia (The Point) que reunia pessoas com causas comuns e alojava petições na Internet. Cerca de um ano depois, e para tentar rentabilizar a The Point surgiu a idéia das compras coletivas.

O site Peixe Urbano foi o primeiro totalmente brasileiro.

2 – COMO FUNCIONA

O conceito de compra coletiva é quando um grupo de consumidores se reúne e usa uma velha regra de mercado, a que afirma ser a melhor tática agrupar várias pessoas para alcançar o menor preço possível com um produto ou estabelecimento.

Muitas empresas têm utilizado este conceito para construir uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com