TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação E Expressão

Exames: Comunicação E Expressão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

Falácia

O termo falácia deriva do verbo latino fallere, que significa enganar. Designa-se por falácia um raciocínio errado com aparência de verdadeiro. Argumentos que se destinam a persuasão podem parecer convincentes para grande parte do público apesar de conterem falácias, mas não deixam de ser falsos por causa disso. Os argumentos falaciosos podem ter validade emocional, íntima, psicológica, mas não validade lógica. É relevante conhecer os tipos e falácia para evitar armadilhas lógicas ma própria argumentação e para analisar a argumentação alheia. As falácias que são cometidas involuntariamente designam- se por paralogismos e as que são produzidas de forma a confundir alguém numa discussão designam-se por sofismas.

Falácias da ambigüidade

Equívoco: usar uma afirmação com significado diferente do que seria apropriado ao contexto. Ex: O estupro em mulheres de crianças é desumano. Portanto, os humanos não praticam essa crueldade.

Anfibologia: Ocorre quando as premissas usadas no argumento são ambíguas devido à má elaboração sintática. Ex: Venceu o Brasil a Espanha. ( ?) Ela levou sua filha no parque em seu carro. ( ? )

Ênfase – é acentuar uma palavra para sugerir o contrário. Ex: Ontem o delegado estava sóbrio ( sugere embriaguez)

Pronuncia-se a palavra “sóbrio” com muito força para sugerir que ele é um alcoólatra.

Apelo a motivos

Apelo à força: é a utilização de algum tipo de privilégio, força, poder ou ameaça para impor a conclusão. Ex: Acredite no que eu digo minha palavra não volta atrás. Não esqueça que essa decisão será para o resto de sua vida, não voltarei atrás.

Apelo à conseqüência: Considerar uma premissa verdadeira ou falsa conforme sua conseqüência desejada. Ex: Você tem que praticar bondade pois se não, irá para o Inferno.

Apelo ao medo: Para tornar o argumento válido. Ex: Vote no candidato tal, pois o candidato adversário trará a ditadura novamente.

Apelo à misericórdia : Trata-se a piedade ou a um sentimento de compaixão e solidariedade,para que a conclusão seja aceita, em borá a piedade não esteja relacionado com o assunto ou com a conclusão do argumento. Ex: Ajude as crianças com câncer, você estará fazendo um bem para a sociedade.

Apelo à antiguidade: É afirmar o que é verdadeiro ou não foge de sua tradição, preserva o que é antigo. Ex: A bíblia deve ser seguida, pois é o único livro que atravessou séculos.

Apelo à novidade: É o mesmo que defender sem dar uma justificativa de que o novo é sempre melhor. Ex: Na filosofia, Aristóteles, já está ultrapassado. É melhor Sartre, pois é mais recente.

Apelo à ignorância: É provar algo, através de um argumento usado pela ignorância quanto à sua validade. Ex: Como provar da existência de Deus, se ele nunca apareceu.

Apelo ao preconceito: Associar valores da moral de alguém. Ex: Ele é roqueiro então é perigoso.

Apelo à multidão: É apelar para uma grande quantidade de pessoas para ganhar uma causa. Ex: A porcentagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com