TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação E Expressão

Trabalho Universitário: Comunicação E Expressão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  1.311 Palavras (6 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 6

Canção do exílio

Gonçalves Dias

Não permita Deus que eu morra,

Sem que eu volte para lá;

Sem que desfrute os primores

Que não encontro por cá;

Sem qu’inda aviste as palmeiras,

Onde canta o Sabiá.

Sabiá

Chico Buarque e Tom Jobim

Vou voltar, sei que ainda

Vou voltar para o meu lugar

Foi lá e ainda lá

Que eu hei de ouvir cantar

Um sabiá, cantar um sabiá.

Resposta

Resposta Selecionada: a.

Grosso modo, pode-se definir a intertextualidade como sendo um "diálogo" entre textos. Esse diálogo não pressupõe um universo cultural muito amplo, pois implica na identificação e no reconhecimento de remissões a obras ou a trechos mais ou menos conhecidos. Dependendo da situação, a intertextualidade tem funções diferentes que dependem dos textos/ contextos em que ela é inserida.

Resposta Correta: c.

A Comunicação em forma de texto literário, propaganda, programa televisivo... tem papel fundamental na geração, na reprodução e no reforço de mudanças na sociedade. Enquanto houver linguagem e capacidade de intertextualidade, novos textos e novas possibilidades de interpretação serão gerados. E enquanto houver liberdade de ação e de expressão, ainda teremos chances de aprimorar nossa vida em sociedade, por meio da Comunicação.

Feedback da resposta:

A Comunicação em forma de texto literário, propaganda, programa televisivo... tem papel fundamental na geração, na reprodução e no reforço de mudanças na sociedade. Enquanto houver linguagem e capacidade de intertextualidade, novos textos e novas possibilidades de interpretação serão gerados. E enquanto houver liberdade de ação e de expressão, ainda teremos chances de aprimorar nossa vida em sociedade, por meio da Comunicação é a alternativa correta, pois nossos textos se relacionam com textos alheios e com eles formam uma trama infinita de outros textos; muitas vezes, recorremos a textos de outros com o objetivo de fundamentar/enriquecer, discordar, citar, ilustrar o que queremos dizer. Portanto, nossos processos de leitura e produção de textos podem ser mais ricos e amplos quanto mais caminhos de leitura tivermos percorrido.

Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Texto A

Nova Iguaçu, quatro horas da tarde, sábado de sol. Dois times suam a alma numa pelada barulhenta; o campo em que correm os dois times abre-se como um clarão de barro vermelho cercado por uma ponte velha, um matagal e uma chácara silenciosa, de muros altos.

NOGUEIRA, Armando. "Os melhores da crônica brasileira". Rio de Janeiro: José Olympio, 1977)

Texto B

Em um sábado de sol, às 16h, em Nova Iguaçu, dois times jogavam uma pelada. O campo em que o jogo acontece parece um clarão no meio de um matagal e há também uma chácara silenciosa de muros altos no entorno.

SANTOS, Patrícia. Coletânea de reescritas , 2011

Observando a relação entre o texto A e o texto B, é possível afirmar que:

Resposta

Resposta Selecionada: d.

B é uma paráfrase de A, pois B limita-se a retomar os elementos de A, fazendo pequenas alterações.

Resposta Correta: d.

B é uma paráfrase de A, pois B limita-se a retomar os elementos de A, fazendo pequenas alterações.

Feedback da resposta:

Resposta Correta: B é uma paráfrase de A, pois B limita-se a retomar os elementos de A, fazendo pequenas alterações. A primeira afirmativa está errada, pois não há distorção do ponto de vista do autor do primeiro texto; a segunda afirmativa está incorreta, pois a autora não acrescenta nenhuma opinião aos fatos narrados; há total intertextualidade entre os dois textos, o que invalida a terceira alternativa. Por fim, a última alternativa está errada, pois o texto A é o texto base, tendo sido publicado antes do texto B e, se fosse uma paródia, distorceria o ponto de vista do autor do texto original.

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Um texto é uma espécie de labirinto de sentimentos entrelaçados e intricados, ele não mostra todo o caminho que deveria com clareza mostrar e acaba deixando buracos , insinuações, mensagens indiretas. Cabe também ao leitor a tarefa de completar os sentidos; olhar e ver o explícito e o implícito do texto.

Pensando nisso, observe o texto a seguir e assinale a alternativa que traz a percepção que um profissional perspicaz deve ter diante de tal texto:

Resposta

Resposta Selecionada: a.

Esta implícita crítica feita pela revista Veja, insinua, ao formar o rosto do terrorista Bin Laden com as palavras morto e vivo , que só o leitor da revista é capaz de ver a verdadeira questão em torno de tal personagem: a disputa pela sua captura, sendo desfiada pela incerteza de sua vida.

Resposta Correta: a.

Esta implícita crítica feita pela revista Veja, insinua, ao formar o rosto do terrorista Bin Laden com as palavras morto e vivo , que só o leitor da revista é capaz de ver a verdadeira questão em torno de tal personagem: a disputa pela sua captura, sendo desfiada pela incerteza de sua vida.

Feedback da resposta:

A alternativa que é capaz de olhar e ver o explícito e o implícito do texto em questão é: Esta implícita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com