TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação midia e cultura

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

1. Que habilidades administrativas faltaram aos gestores da NASA? 

Segundo Daft, gestão ou administração é a realização dos objetivos organizacionais de uma forma eficaz e eficiente, através do planejamento, da organização, liderança e controle dos recursos organizacionais.

No meu entendimento não houve uma técnica e sequencia no controle da gestão da NASA.

Faltaram habilidade e interesse de um líder maior que desse o direcionamento adequado à situação financeira e ao panorama de cada época, pois ano a ano as expectativas dos governantes e da população mudam.

Para que um trabalho funcione, em primeiro lugar deve haver um líder que acredite no trabalho proposto e passe essa motivação aos seus funcionários. Pelo que entendemos no texto, após a saída do Presidente John F. Kennedy, houve a queda da NASA.  Este é um exemplo claro de que numa administração, seja ela qual for, para que funcione, o Diretor, Presidente ou CEO, devem ser os principais motivadores e idealizadores do projeto.

Outro fator preponderante foi a escassez de recursos.  Neste cenário os atuais administradores não quiseram mais seguir conduzindo a empresa sem ser nos antigos padrões.

Isso ocorre em função de uma falta de habilidade em conduzir os colaboradores com redução dos custos e mantendo o mesmo padrão de trabalho, já que os profissionais, pelo visto, eram os mesmos e a tecnologia avançava a cada dia. 

Como resultado, os empregados, engenheiros e desenvolvedores da NASA, se sentiram limitados sabendo que se seus projetos não fossem baratos e consequentemente de baixa qualidade nem sairiam do papel, isso fez com que eles não se sentissem encorajados a desenvolver todo seu potencial de trabalho e pesquisa.

Com um foco definido, poderia ser incentivado o trabalho em equipe e o somatório de força e conhecimento. Faltou que os gestores incentivarem os colaboradores de NASA a agir em conjunto e não disputando verbas e poder, como cita o texto.


2. Ao encorajar os empregados a "mandar brasa", de que modo a administração da NASA mostrou falta de liderança e solapou o "moral" dos empregados? 
Foi solicitado que ‘mandasse brasa’ para que se reduzissem os custos para que se mantivesse a empresa viva. Esta redução provocou uma série de erros e insucessos. A ‘moral’ dos empregados baixa no momento que o colaborador percebe a má administração e ela se torna pública, como na queda do ônibus espacial Challenger e os defeitos no Telescópio Espacial Huble.

Com o dinheiro curto, as decisões que os administradores normalmente tomariam já não são as mesmas e as equipes percebem que só cortar custos não soluciona problemas de gestão e direcionamento.


3. Quem poderia (ou não) ser considerado o líder da NASA?
O líder deveria ser o Presidente da República, ou alguém a quem ele delegasse o poder de gerir a NASA.

É ele quem determina as ordens, aceita as ações a serem determinadas e motiva a equipe.

É dele o papel de selecionar os projetos, sempre pensando em aplicar da melhor maneira possível os recursos disponíveis, de acordo com os objetivos e cenário político e econômico de cada época.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com