TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Esporte, cultura, mídia e suas influências na Iniciação Esportiva

Por:   •  24/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.301 Palavras (10 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

        

[pic 9]

Trabalho de portfólio apresentado como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de atividades interdisciplinares.

Danieli Juliani Garbuio Tomedi;

Anísio Calciolari Junior;

Lúcio Flavio Soares Caldeira;

Marcio Teixeira

Orientador: Raniery Pontes 

Guarabira – PB

2020

Sumário

1        INTRODUÇÃO        4

2        esporte e cultura        5

2.1        mídia no esporte        6

2.2        iniciação esportiva        8

3        RESOLUÇÃO DE SITUAÇÃO PROBLEMA        9

4        conclusão        11

5        REFERÊNCIAS        12

  1. INTRODUÇÃO

No presente trabalho abordaremos o que é esporte e a sua influência na cultura, apresentaremos como a mídia funciona no esporte no Brasil e no mundo e como ela pode ajudar a divulgar o esporte, expondo brevemente sobre a iniciação esportiva e a mídia como influenciadora

Será que um esporte pode ser cultural? Esse trabalho tem como intuito mostrar a culturalidade do esporte, como ele se torna símbolo de uma nação, tornando aquela cultura mundialmente conhecida, assim como a mídia pode influenciar nesse processo.

Nesse trabalho também abordaremos o tema de iniciação esportiva, partindo do pressuposto que existe um ponto de partida, como se dá o primeiro contato da criança com o esporte.

  1. esporte e cultura  

        O esporte ou desporto se configura como um dos principais fenômenos socioculturais da nossa atual sociedade globalizada ele é toda a forma de praticar atividade física e exercício físico que, através de participação ocasional ou organizada, isso quer dizer uma “pelada” não profissional com amigos ou um jogo de futebol oficial.

A definição da palavra esporte diz que esporte é: prática metódica, individual ou coletiva, de jogo ou qualquer atividade que demande exercício físico e destreza com fins de desporte ou aprimoramento da saúde ou melhorar a aptidão física e/ou mental e proporcionar entretenimento aos participantes e gerar entretenimento ao público falando de jogos profissionais.

Pode ser competitivo, onde a meta de processo para os profissionais é vencer, o vencedor ou vencedores podem ser identificados por conclusão de um objetivo, e pode exigir um grau de habilidade, especialmente em níveis mais elevados.

São centenas os tipos de desportos existentes, incluindo aqueles para um único participante, até aqueles com centenas de participantes simultâneos, em equipes ou individualmente as diversas modalidades esportivas são mais relevantes de acordo com a cultura de cada localidade ou Pais, por exemplo, aqui no Brasil, o Futebol é disparado o favorito de todos logo em seguida, o vôlei.

Uma pesquisa nacional inédita feita pela Paraná Pesquisas, em 26 estados, em 2017 constatou que 49,6% dos brasileiros cravam o futebol como o esporte preferido, em seguida com uma discrepância considerável aparecem o vôlei (9,4%), natação (4,4%), atletismo e MMA (ambos com 1,8% da preferência), o basquete (1,7%) e o tênis (1%).

         Futebol faz parte da cultura? Todo esporte é cultura?

                       [pic 10]

                       Fonte: Quora Inc. 2020

Como vemos a imagem acima percebemos que a cultura de um grupo ou sociedade é o conjunto de crenças, costumes, ideias e valores, bem como os artefatos, objetos e instrumentos materiais, que são adquiridos pelos indivíduos enquanto membros de um grupo ou sociedade.

A cultura é, então, realizada pela simbolização de algo, então sim futebol faz parte de nossa cultura.

O futebol tornou-se popular no Brasil porque é um esporte que nunca precisou de equipamento próprio para ser jogado, nem de uma boa qualidade de vida, muito menos determinada habilidade específica, fardamento igual era luxo no passado. Comunidades carentes por exemplo joga-se de preferência com bola de borracha, mas pode-se jogar também com bolas feitas de meia, plástico amarrado. Até com pedra, dependendo da vontade de jogar.

        Agora vamos para outro Pais, a Tailândia onde lá, como no brasil as crianças desde de cedo, geralmente começam no futebol, na Tailândia as crianças vivem em uma cultura que é no MuayThai, se equipara ao nosso futebol, isso é confirmar para vocês leitores que esporte é sim cultura.

[pic 11]

                                                Fonte: Getty Images.

  1. mídia no esporte

A influência da mídia tem um resultado positivo para os esportes crescerem?

O termo “mídia” deriva do inglês "media", que vem do latim, também, "media", plural de "medium" e que significa - meio ou forma. No Brasil usa-se mais comumente a palavra "mídia", derivada da pronúncia inglesa, ainda que alguns prefiram a forma latina, "média", a qual também é usada preferencialmente em Portugal (PILATTI e VLASTUIN, 2008).

Com isso entendemos que a mídia está relacionada ao meio informativo de determinada coisa, mas com essas informações passamos a querer sempre saber mais e mais sobre essa coisa e assim começa a mídia como divulgação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (319.4 Kb)   docx (311.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com