TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito Do Just In Time

Trabalho Escolar: Conceito Do Just In Time. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  965 Palavras (4 Páginas)  •  788 Visualizações

Página 1 de 4

O Just in Time ou “Na Hora Certa” é um sistema de administração de produção que determina que nada deve ser produzido transportado ou adquirido antes da hora. Pode ser aplicado em qualquer fábrica e auxilia na redução de estoques e de custos decorrentes do processo. Mas é preciso destacar que este é um método de sistema de gestão, e não o método em si. Podemos listar como alguns pontos fortes a redução de custos, a alta na qualidade percebida pelo consumidor, a flexibilidade pela redução de tempo e a velocidade nas entregas.

Mas antes de aderir este método é necessária a realização de um estudo prévio da empresa e dos produtos que ela oferece, porque este sistema poderá não se adaptar como o esperado, pois sua aplicação requer vários fatores de regras e normas.

Apesar de ser um método consagrado, ele não é utilizado por todas as indústrias brasileiras nem todas elas se adaptariam. Não seria viável devido ao tipo de produto fabricado e do porte da empresa. Outros fatores que complicam esta implantação são que as empresas que adquirem o uso da ferramenta ainda não compreenderam realmente a importância e a finalidade desta filosofia. Elas utilizam a ferramenta apenas para reduzir custos e aumentar lucros, e isto, foge da finalidade precisa do JIT, que consiste em eliminar desperdícios, na redução de prejuízos no estoque e a na melhora na qualidade dos produtos, em aumentar a qualidade de trabalho viabilizando uma satisfação dos colaboradores já que estes são parte fundamental para o sucesso da filosofia na empresa.

Esta implantação no Brasil é dificultada por alguns fatores culturais e sociais, além de ser um país jovem, que sofreu influências indígenas, africanas e portuguesas. Estima-se que outros fatores são decorrentes do fato de o Brasil ser um país rico geograficamente e ambientalmente, diferente, por exemplo, de outros países que sofreram com guerras, onde a população teve que se adaptar ao meio para sobreviver, buscando a qualidade, excelência e organização. Além disso, o JIT não é uma ferramenta que será implantada da noite para o dia. Ela requer uma avaliação minuciosa para se obter ter maior segurança na hora de implantar o sistema. Além do que, se não houver participação dos colaboradores na sua aceitação, contribuição e disposição, o processo de implantação do JIT pode vir a ser um fracasso.

Com base na realidade brasileira, há uma grande dificuldade de implantação deste método por indústrias de médio e pequeno porte. Este método é mais viável para empresas de grande porte, e no Brasil, a grande maioria, cerca de 99%, são de pequenas e médias empresas. Por exemplo, como foi citado no texto do enunciado, a Fiat conseguiu que seus fornecedores se instalassem mais próximos à sua fábrica, em Betim. O que dificilmente (ou quase impossível) uma pequena ou média empresa conseguiria. Outros fatores que dificultam esta implementação por parte destas empresas são:

- falta de compreensão da real importância e finalidade do JIT;

- necessidade de avaliação minuciosa, com o intuito de se obter maior segurança na hora de implantação do método, o que acarreta custos e tempo, que em regra, estas empresas não possuem;

- falta de credibilidade na ferramenta por parte dos gestores;

- falta de condições de trabalhar com poucos fornecedores de confiança que assegurem prazos, qualidade e quantidade;

- dificuldade de implantação do TQC (Total Quality Control), de forma que a qualidade durante todo o processo de fabricação seja assegurada e que nenhum defeito seja permitido durante o processamento fabril;

- dificuldade de se encontrar operários multiespecializados, que consigam atender a produção de forma flexível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com