TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos e características relacionados à contratação e recrutamento de pessoal

Projeto de pesquisa: Conceitos e características relacionados à contratação e recrutamento de pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.740 Palavras (15 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 15

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Piripiri-PI

2014

CLEYDSON MALAQUIAS DO NASCIMENTO

EWERTON FELIPE LOPES DA COSTA

FRANCISCO JANIO DE SOUSA

RAUL RAMON DA SILVA ANDRADE

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Trabalho apresentado ao Curso Administração de Empresas Bacharelado da UNOPAR VIRTUAL - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas do 4° Semestre.

Professores: Ana Céli Pavão; Elisete Alice Zanpronio de Oliveira; Fabiane T. Muzardo; Janaína V. Testa e Sérgio Góes.

Piripiri-PI

2014

Resumo

Neste artigo serão apresentados alguns conceitos e características a respeito de recrutamento e seleção de pessoal, de acordo com o que foi estudado durante este período de administração. Serão abordados também alguns aspectos referentes ao desdobramento dos processos de recrutamento e seleção, tanto nos meios a serem utilizados quanto na forma que esses meios serão aplicados, tendo em vista todas as etapas que englobam esse processo organizacional.

Palavras Chaves: atrair, recrutar, selecionar, manter e monitorar

Introdução

Uma das maiores necessidades de uma empresa muitas vezes é a escassez de pessoal, pois a busca por funcionários ideais e com capacidades é um problema quem vem sendo estudado de forma rigorosa e que, graças a esses estudos, novas idéias e propostas para combater esse mal surgem fazendo com que as empresas realizem novas contratações.

O processo de recrutamento e seleção visa buscar, no mercado de trabalho, os profissionais que mais se enquadram ao perfil requerido pela vaga a ser preenchida na empresa e busca demonstrar habilidades necessárias para lidar com o ambiente competitivo e exigente das empresas, formadas por um mercado dinâmico e disputado. A gestão de pessoas administra as relações entre pessoas e organização, isto é, o profissional de recrutamento e seleção exerce papel fundamental na formação do quadro de profissionais de uma empresa, utilizando métodos para avaliação do comportamento humano na identificação das características ideais às vagas.

É importante comentar que o planejamento de recursos humanos é direcionada a identificar as necessidades da organização. Desse modo a temática do desafio de nosso trabalho é exatamente identificar os processos de recrutamento e seleção de pessoas e destiná-la ao preenchimento de uma vaga dentro da organização.

Recrutamento é onde uma empresa anuncia que esta empregando e disponibiliza os pré-requisitos que o(s) cargo(s) em questão exige(m) como grau de escolaridade, experiência profissional, entre outros. Existem dois tipos de recrutamento: recrutamento interno e o recrutamento externo.

O recrutamento interno é feito dentro da empresa para os funcionários q já atuam nela oferecendo a oportunidade de promoção ou transferências de cargo ou empresa.

O recrutamento externo é dedicado ao publico em geral, em busca do profissional adequado para cargo que a empresa esta oferecendo. O recrutamento externo é feito por meio de rádios, mídia virtual, cartazes, agencias de emprego e jornais, possibilitando a participação da comunidade em geral.

A seleção é a oportunidade de conhecer melhor e com mais detalhes o perfil do futuro candidato. A forma mais utilizada em uma seleção é a entrevista estruturada, onde será feita uma avaliação do candidato.

Nessa entrevista ele terá que passar informações sobre sua vida profissional, ou seja, relatar em que empresa trabalhava, qual cargo ocupava, motivo da saída, entre outros.

Nessa entrevista também serão abordados assuntos a referentes a conduta, família, grau de escolaridade, estado civil. A formação educacional também deve ser verificada, os cursos que possui, onde foram feitos e quando. A entrevista deverá acontecer numa seqüência lógica para não confundir o candidato e com perguntas abertas que favoreçam o diálogo.

REFERENCIAL TEÓRICO

Neste item, serão apresentados conceitos sobre a gestão de pessoas e o subsistema de recrutamento e seleção. É o gestor que faz estes processos em uma determinada empresa. O processo de recrutamento e seleção visa buscar no mercado de trabalho os profissionais que mais se adaptam ao perfil requerido pela vaga a ser preenchida na empresa. A gestão de pessoas administra as relações das pessoas com a organização. Não se pode deixar de comentar do planejamento de recursos humanos que é projetado para identificar as necessidades da organização.

GESTÃO DE PESSOAS

Gestão de pessoas trata como os indivíduos se estruturam para orientar e gerenciar o comportamento humano no ambiente organizacional. Este pode ser o diferencial de empresas que sabem selecionar pessoas certas para o trabalho a ser realizado, ou segundo Chiavenato (2006, p. 10), “gestão de pessoas é a função que permite a colaboração eficaz das pessoas para alcançar os objetivos organizacionais e individuais”. Contar com talentos exige recrutamento eficaz, uma seleção bem feita e acompanhamento contínuo do desempenho obtido. Mas também uma cultura organizacional que estimule a colaboração, o compartilhamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com