TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento E Selação De Pessoal

Exames: Recrutamento E Selação De Pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  2.025 Palavras (9 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 9

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL:

COMO AGREGAR TALENTOS À EMPRESA

1.0 INTRODUÇÃO

As exigências do mercado estão cada vez mais dependentes de tecnologia e da globalização, e a cada vez mais as empresas estão em busca de profissionais criativos, dinâmicos e que estejam sempre com a curiosidade aguçada e que acima de tudo tenha espírito de liderança voltada para a equipe, sendo flexível e capacitado para exercer suas tarefas.

O RH é de fundamental importância no desempenho de seu papel dentro de uma organização, atuando de maneira estratégica, procurando sempre a melhor forma de sanar as lacunas, isto é, agregando talentos a ela.

As pessoas são consideradas como capital econômico, e de modo geral é fator decisivo para o sucesso da organização. Deste modo, para que a empresa atinja seus objetivos é necessário realizar o processo de seleção de pessoal, pois é um ponto determinante.

Ademais, todo planejamento de RH é processo pelo qual a organização assegura que as quantidades e tipos certos de RH, estejam no lugar certo e nos momentos apropriados executando as tarefas para quais eles serão economicamente úteis. De acordo com Orlickas (2001, p.22):

a seleção tem o objetivo de pesquisar, suprir e identificar profissionais qualificados que colaborem para a superação do resultado, como o aprimoramento e a realização pessoal. A seleção é parte de um sistema mais amplo, na maioria das empresas subordinado a área de recursos humanos, sempre com foco na atração dos melhores profissionais do mercado.

Em média, metades das contrações são ineficazes, ou seja, o profissional contratado não consegue corresponder às expectativas da organização, esse é o motivo da alta rotatividade de pessoal, sendo que essa alta rotatividade espelha-se a ineficácia do processo.

O recrutando tem que ter o discernimento e um olhar crítico para escolher o candidato certo para a vaga requerida, por sua vez o candidato tem que mostrar seu interesse e habilidades necessárias para a vaga pretendida, sendo assim, propõem desafios para ambas às partes requerendo dos dois lados bom senso e preparo psicológico, conhecimento e maturidade.

2.0 GESTÃO DE PESSOAS

O comportamento humano tem sido um fator primordial na seleção de candidatos à vaga esperada, além das especificações técnicas, muitas vezes um currículo vasto não é mais o suficiente para um gestor em Recursos Humanos contratar um candidato, pois é preciso avaliar também o comportamento do mesmo.

Existem alguns cargos de confiança na qual é necessário que seja exercido por uma pessoa extremamente ética e de boa índole, isso implica na satisfação do colaborador para com a empresa e vice-versa, pois todos querem alcançar os seus objetivos, sejam eles organizacionais ou pessoais.

Para se obter sucesso na contratação é essencial um recrutamento eficaz e uma seleção bem elaborada para que a vaga em questão seja preenchida de maneira eficiente, logo após a contratação esse talento tem que ser podado a cada dia com inovações, treinamentos e uma ciência da cultura organizacional da empresa.

Uma organização necessita de pessoas para que os seus objetivos sejam alcançados e o produto ou serviço final sejam entregues com sucesso, com isso a organização deve treinar e motivar seus talentos com frequência e que o mesmo sinta essa necessidade.

Segundo Chiavenato (2008, p. 11), “as pessoas possuem o principal ativo da organização. Daí a necessidade de tornar as organizações mais conscientes e atentas para seus funcionários”.

Com isso podemos perceber que as organizações já estão entendendo este processo e realmente estão investindo em seus talentos humanos para que venha a adquirir um reconhecimento no mercado e alcance os seus objetivos.

Conforme, (Leandro Moraes, 2013) “costumo dizer que gerenciar processos é mais simples do que gerir pessoas por uma simples diferença: os processos são iguais, as pessoas não”. Isso implica numa melhor gestão de pessoas e numa melhor retenção de talentos, pois os colaboradores serão sempre os clientes interno da organização, o que favorece ainda mais os seus interesses no mercado.

2.1 AGREGAR TALENTOS

As empresas continuamente agregam pessoas para completar suas equipes, seja para aumentar seu quadro de colaboradores em épocas de maior fluxo, seja para substituir funcionários desligados. Organizações bem-sucedidas apresentam um diferencial por saberem agregar pessoas (talentos humanos), sendo eles integrados e alinhados em suas atividades.

Hoje em dia é importante buscar pessoas no mercado que tenham a capacidade de trabalhar em conjunto com a empresa, devendo estar conectadas as mudanças mundiais.

As pessoas são consideradas importantes parceiras do negócio organizacional, deixando de ser apenas um recurso fundamental. Pois, elas vêm melhorando os processos internos, criando novos produtos e serviços, tendo visão da concorrência e também conquistando os clientes.

As organizações sustentáveis e competitivas têm como foco principal o conhecimento. Sendo assim, as empresas devem saber solidificar e reciclar o conhecimento entre seus funcionários, disponibilizar treinamentos, prepará-los e desenvolvê-los para liderar com segurança as frequentes mudanças e inovações, devendo mantê-la competitiva e eficaz no mundo atual com várias concorrências.

2.2 RECRUTAMENTO

Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos e oferecer competências para a organização. A função do recrutamento é a de suprir a seleção de pessoal com a matéria-prima básica (candidatos) para seu funcionamento adequado. O recrutamento é feito com base nos dados referentes às necessidades presentes e futuras de recursos humanos da organização e consiste nas atividades relacionadas com as pesquisas e intervenção sobre as fontes capazes de fornecer à organização um número suficiente de candidatos, entre os quais, possivelmente, aqueles necessários à organização para a consecução de seus objetivos. É uma atividade que tem por objetivo imediato atrair candidatos, entre os quais serão selecionados os futuros participantes da organização.

Existem três tipos de recrutamento:

Recrutamento interno: é um processo de aproveitamento do capital humano interno e serve também como fonte de retenção e motivação dos profissionais dentro da empresa.

Vantagens:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com