TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concorrencia

Seminário: Concorrencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  Seminário  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

1 - Definição do Problema:

Concorrência (preço, higiene e variedade):

Em função do constante crescimento desse segmento, atualmente é grande o número de lanchonetes que se estabelecem na frente da Faculdade do Pará (FAP), mas não conseguem sobreviver às exigências do mercado, o qual busca qualidade com baixo custo, em função do melhor preço, da lucratividade e da competitividade.

As principais variáveis que orientam a concorrência são o preço, a qualidade do produto, a disponibilidade nos pontos de venda e a imagem de que o produto goza junto aos consumidores. Assim, as atividades que dizem respeito diretamente à imagem do produto, como a publicidade e a programação visual, são tão estratégicas quanto à distribuição e o preço.

No entanto, percebeu-se que as características determinantes pelos clientes na escolha do local para fazer suas refeições como qualidade, atendimento, preço, higiene e limpeza, diferenciação e variedade do produto, são aquelas privilegiadas nas ações dos proprietários para enfrentarem a concorrência no setor, havendo uma sintonia correta entre as expectativas dos clientes e o atendimento das mesmas, o que poderá indicar um acirramento da concorrência.

2 – Determinações dos Objetivos

2.1 Objetivos Primários:

- Avaliar como se comporta o mercado informal, diante da concorrência no ambiente externo da Faculdade do Pará (FAP).

2.2 Objetivos secundários:

- Contribuir para a motivação das vendas no ambiente externo da Faculdade do Pará.

- Estimular o melhor relacionamento dos vendedores com os consumidores. Anteriormente, o objetivo de qualquer negócio era “vender mais” a curto prazo esquecendo, quase sempre, da peça principal do mercado: o consumidor.

- Conquistar consumidores fiéis, fortalecendo o relacionamento com os seus clientes já existentes, criando um vínculo bem maior que antes e com m novo objetivo: o de satisfazer ainda mais os seus consumidores.

- Analisar o perfil demográfico, como: a idade, a escolaridade e o sexo.

- Verificar os hábitos de consumo, como: o preço, os produtos que os consumidores costumam consumir e os sabores preferidos do público.

3 - Tipo de Pesquisa e Método:

Para atingir os objetivos propostos, como se comporta o mercado informal diante da concorrência no ambiente externo da Faculdade do Pará. E visando uma avaliação abrangente em profundidade dos tópicos em estudo será feito um estudo descritivo qualitativo e quantitativo em que será analisado a freqüência da compra, a preferência dos consumidores, o atendimento, etc. Através da aplicação de um questionário fechado com 10 perguntas para o consumidor e 12 perguntas para os vendedores no período de novembro.

Este questionário visa estudar o comportamento dos consumidores, determinando o relacionamento entre o uso do produto e a percepção de suas características.

4- Método de Pesquisa:

O método

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com