TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conjuntura Economica

Ensaios: Conjuntura Economica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 2

Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. O termo economida vem do grego para oikos (casa) e nomos (costume ou lei), daí “regras da casa (lar)”. Ela estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazê-las. Assim sendo, esta ciência está intimamente ligada à política das nações e à vida das pessoas, sendo que uma das suas principais funções e explicar como funcionam os sistemas econômicos e as relações dos agentes econômicos, propondo soluções paras os problemas existentes.

O estudo da economia é complexo devido ser uma ciência dinâmica (os efeitos das ações variam no tempo e geograficamente, podendo ocorrer imediatamente ou após um certo período e ter duração variáve), com inúmeras variáveis (quase todas influenciando-se), com reações racionais e psicológicas por parte dos agentes econômicos. Alarmar os agentes econômicos é mais fácil do que torná-los otimistas e racionais. Expectativas racionais de mercado influenciam possíveis cenários econômicos (previsíveis pela teoria econômica, mas sofrem influências emocionais – confiança nas instituições e nas autoridades aumentam a segurança e a previsibilidade, facilitando o crescimento).

A ciência econômica está sempre analisando os principais problemas econômicos: o que produzir, quando produzir, em que quantidade produzir e para quem produzir. Cada vez mais, esta ciência é aplicada a campos que envolvem pessoas em decisões sociais, como os campos religioso, industrial, educação, política, saúde, instituições sociais, guerra, etc.

Logo, é possível explicar essa manipulação por meio da lei da oferta, que trata da relação da demanda com o produto. Quando o produto tem uma procura maior que a oferta, seu preço tende a diminuir. O controle da inflação pode ser feito sem intervenção do governo, a escassez eleva os preços e o aumento dos mesmso induz o fim da escassez. Existem outros casos, onde é necessária uma intervação do governo, isso ocorre com alterações nas taxas de juros (SELIC), sobre o serviço, produtos, importação, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com