TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conjuntura Econômica

Trabalho Universitário: Conjuntura Econômica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÕES PROPOSTAS

Q.1. A leitura do primeiro parágrafo do texto nos remete ao entendimento prático do fluxo circular da renda. Explique seu entendimento sobre esse importante assunto da ciência econômica e inclua os elementos citados no texto para contextualizar seu funcionamento. Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta. (2,0 PONTOS)

O fluxo circular da Renda é um processo econômico no qual dois dos principais agentes econômicos, consumidores e empresas, interagem. De um lado, estão as empresas responsáveis pela produção dos bens e serviços. De outro lado, estão as famílias, responsáveis pelo consumo dos mesmos. O processo se inicia quando os indivíduos oferecem seus fatores de produção em troca de salários, como ratificado no texto ao mencionar o número de profissionais se aproximando da aposentadoria e o baixo número de profissionais sendo formados munidos desses fatores. Já as empresas compram o uso desses fatores de produção com o objetivo de produzir todo conjunto de bens e serviços que são ofertados a sociedade. Como os indivíduos dependem desses itens ofertados para satisfação de suas necessidades, agora munidos de salários, irão comprar tais itens, como mencionado no texto sobre a crescente demanda por energia.

Q.2.O texto ainda cita o aumento no salário médio dos engenheiros. Como a lei da oferta e procura ajuda a explicar esse fenômeno? Há risco de inflação com esse processo? Comente sua resposta. Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta. (2,0 PONTOS)

O texto menciona que em média são formados 40 mil engenheiros por ano no Brasil. Contudo, a oferta de empregos para sustentar um crescimento econômico nessa área chega ao dobro. Diante dessa realidade: pouca demanda de engenheiros e grande oferta de empregos na área de engenharia, o salário médio dos profissionais de engenharia tenderão a aumentar. Em outras palavras: se existe excesso de oferta de empregos e pouca demanda de profissionais, a profissão será valorizada e, portanto, a remuneração será maior. Além disso, o risco de inflação pode existir, uma vez que a quantidade de recursos nas mãos dos indivíduos aumentará, e a tendência é de que a demanda também aumente, o que consequentemente, poderá ocasionar o aumento dos preços e da inflação.

Q.3. A necessidade das Universidades estarem cada vez mais preparadas para educar as futuras gerações é alertada no texto. Na UNIFACS são proporcionados diversos projetos acadêmicos nas diferentes áreas de atuação. Dentre eles, merece destaque em relação ao tema proposto no texto o projeto Incubadora de Negócios Unifacs*. Explique em linhas gerais o propósito e funcionamento deste projeto e comente sua importância em relação ao tema abordado no texto. Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta. (2,0 PONTOS)

O projeto incubadora UNIFACS tem como objetivo estimular e apoiar o desenvolvimento de novos projetos de empreendimento. O conceito da incubadora abrange tanto projetos que surgem no ambiente interno da faculdade como também projetos concebidos externamente e que possam crescer com o apoio da UNIFACS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com