TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consul Se Reposiciona No Mercado

Casos: Consul Se Reposiciona No Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  1.200 Palavras (5 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O principal objetivo deste trabalho é apresentar ao leitor os diversos aspectos para que a tomada de decisão da empresa seja um sucesso. Diante do que foi estudado, iniciamos a atividade citando a importância de se fazer a análise ambiental, pois é através dela que determinamos um parâmetro de avaliação da posição competitiva da organização frente aos concorrentes e podemos reconhecer possíveis oportunidades e ameaças.

Disseminando o resultado da análise ambiental, a empresa pode adotar uma estratégia para determinar como será sua atuação junto ao mercado para ampliar seu leque de consumidores sem perder os antigos.

Por fim aprofundamos na pesquisa de marketing, onde são feitas diversas abordagens metodológicas que nortearão as ações da organização em busca de novos clientes.

DESENVOLVIMENTO

Questão 1 - Analise do ambiente e Sistema de Informação de Marketing

1.1 Analisar o artigo, de acordo com as teorias aprendidas, verificar se a Consul utilizou- se de analise ambiental de marketing e de que maneira?

A Consul utilizou-se de Análise Ambiental de Marketing. Desde o segundo semestre de 2011 foram feitos estudos, pesquisas e investigações para se descobrir informações que eram importantes para as pessoas.

1.2 Se utilizou verificar quais foram os aspectos mais relevantes para a tomada de decisões da empresa?

Estudos e pesquisas que apontaram um número crescente de novos casais e os moldes familiares contemporâneos que serviram como ponto de partida para a comercialização de produtos inovadores que facilitem a vida das pessoas. Outro aspecto importante é que nas gerações mais antigas e ainda na atual, as mulheres são as responsáveis pela decisão de compra de eletrodomésticos.

1.3 A empresa utilizou algum tipo de sistema de informação? Qual e Como foi utilizado?

Sim. Foi utilizado o Sistema de Inteligência de Marketing que é um conjunto de procedimentos e fontes usado por administradores para obter informações diárias sobre eventos no ambiente de marketing. Essas informações foram coletadas através de pesquisas e investigações com o cliente, conversas com fornecedores e distribuidores e através de livros e jornais.

Questão 2 - Marketing estratégico

2.1 Analisar o artigo, e de acordo com os conteúdos e teorias apresentadas, verificar em qual fase do ciclo de vida de produtos ela se enquadra?

Se enquadra na fase de Declínio.

2.2 Que tipo de estratégias relacionadas ao ciclo de vida ela utilizou?

Ela manteve os produtos, rejuvenescendo e relançando estes produtos introduzindo novos atributos e funcionalidades aos mesmos.

2.3 Informe qual é o segmento de mercado ela pretende atingir e como você analisa esta mudança?

Este processo de rejuvenescimento visa atingir o público jovem. Toda mudança tem suas oportunidades e riscos, pois lança-se mão de uma imagem já consolidada durante os mais de 60 anos da empresa no mercado para ir em busca de novos públicos. Mas utilizando-se de pesquisa de marketing, melhora a tomada de decisões relacionadas à identificação e solução de problemas e oportunidades, minimizando assim os riscos de fracassar no lançamento de seus produtos.

Questão 3 - Pesquisa em Marketing

3.1 Percebemos no Artigo que a cônsul realizou várias pesquisas voltadas para a análise do consumidor antes de se reposicionar no mercado. Assim, discuta a importância da pesquisa de Marketing no processo de tomada de decisões das empresas e quais as principais abordagens metodológicas que os profissionais dessa área podem utilizar nas pesquisas voltadas para a análise do comportamento do consumidor.

A pesquisa de marketing é usada para identificar, coletar, analisar e disseminar as informações recebidas de forma sistemática e objetiva com o intuito de melhorar a tomada de decisões relacionadas à identificação e solução de problemas e oportunidades. Sendo assim sua importância é indispensável para o sucesso de qualquer empresa, pois através dos dados coletados nas pesquisas, a empresa poderá identificar problemas e solucioná-los reduzindo os riscos de fracasso.

Dentre as principais abordagens metodológicas podemos citar a pesquisa qualitativa que tem como objetivo alcançar uma compreensão qualitativa das razões e motivações subjacentes, tendo como resultado desenvolver uma compreensão inicial. Já a pesquisa quantitativa visa quantificar os dados e generalizar os resultados da amostra para a população alvo sendo o seu objetivo recomendar um curso final de ação. Podemos classificar dentro da pesquisa qualitativa o método exploratório que tem como objetivo descobrir ideias e percepções e como característica a flexibilidade e versatilidade.

Dentro da pesquisa quantitativa classificamos o método descritivo que é utilizado para descrever atributos ou funções do mercado e tem como características concepções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com