TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contas

Artigo: Contas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Artigo  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 2

CONTAS

Conta é o nome técnico que identifica cada componente do patrimônio (Bens, Direitos e Obrigações ou Patrimônio Líquido) e cada elemento de resultado (Despesas e Receitas).

A função da conta é representar a variação patrimonial que um fato promove no patrimônio da empresa. Todo fato mensurável em dinheiro é representado por uma conta.

É através das contas que a contabilidade consegue exercer o seu papel. Todos os acontecimentos que ocorrem diariamente na empresa (como compras, vendas, pagamentos e recebimentos) são registrados pela contabilidade em contas próprias.

Assim, toda movimentação de dinheiro efetuada dentro da entidade é registrada em uma conta denominada Caixa, os objetos comercializados pela entida de são registrados em uma conta denominada Mercadorias/Estoques, e assim por diante.

Exemplo: Suponha que você vá ao banco e efetue um depósito em seu próprio nome. Sendo correntista do banco, você terá uma conta aberta em seu nome, o que significa dizer que o valor depositado vai ser anotado em um registro, destinado a demonstrar todas as suas transações com o banco, chamado Conta. Da mesma forma que o banco, as empresas utilizam contas para registrar as transações ocorridas.

CLASSIFICAÇÃO DAS CONTAS

Como consequência da teoria Patrimonialista, as contas são classificadas em dois grandes grupos, quais sejam: as contas patrimoniais e as contas de resultado.

• As Contas Patrimoniais: São as que representam os elementos componentes do Patrimônio . Dividem-se em Ativas (Bens e Direitos) e Passivas (Obrigações e PL).

• As Contas de Resultado: São as que representam variações no patrimônio da entidade, Dividem-se em Despesas e Receitas.

◊ Despesas: Caracterizam-se pelo consumo de bens e pela utilização de serviços, com o objetivo de obter receitas. Como exemplo, podemos criar a energia elétrica consumida, o material de expediente, os salários pagos, etc. Vejamos algumas contas que representam despesas:

*Água e Esgoto;

* Aluguéis passivos;

* Descontos Concedidos;

*Despesas Bancárias;

*Fretes e Carretos;

*Impostos;

*Material de Expediente;

*Juros Passivos;

*Luz e Telefone;

*Material de Limpeza;

*Salários;

*Prêmio de Seguro;

*Café e Lanches;

◊ Receitas: Decorrem da venda de bens ou da prestação de serviços. Há menos contas de receitas que de despesas, Vejamos as mais comuns:

*Aluguéis Ativos;

*Descontos Obtidos;

*Juros Ativos;

*Venda de Mercadorias;

*Receita de Serviços;

*Comissões Ativas;

...

Baixar como  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »