TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Monografias: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  3.668 Palavras (15 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 15

1 INTRODUÇÃO

O contexto empresarial é influenciado por varias forças. No mundo corporativo a informação é um dos itens mais valiosos. Qualquer organização precisa e utiliza todo e qualquer tipo de informação. No segmento de negócios, as informações são indispensáveis para um real posicionamento do mercado, como andam as vendas, como se encontra o caixa, os custos, os gastos que podem ser reduzidos, os investimentos que podem ser feitos, enfim, toda informação de que é preciso, e a partir dessas informações poder tomar as necessárias decisões para a melhoria dos processos de uma empresa.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Pensando no que um administrador faz em uma organização e como ele exerce suas funções, foram essas questões que levaram Henry Fayol, a definir as funções administrativas, que, segundo ele, são os cinco elementos básicos do processo administrativo, utilizados até hoje. Essas funções podem ser encontradas desde os níveis hierárquicos mais altos e também proporcionalmente em outros níveis. A determinação das funções administrativas abriu a possibilidade de se formar administradores e criar o ensino da administração.

Fayol definiu ainda seis grupos de operações que poderiam ser encontrados em uma empresa econômica:

a) Função comercial: envolve as atividades relacionadas com compra e venda. Para ele saber comprar e vender é tão importante quanto fabricar bem;

b) Função financeira: é relacionada a captação e gestão de recursos financeiros. Fayol destaca que uma boa gestão financeira é indispensável para o sucesso de uma empresa;

c) Função segurança: envolve as atividades de proteção do patrimônio da empresa e de seus trabalhadores;

d) Função administrativa: cabe a essa função a integralização das outra cinco funções.

Segundo Chiavenato (2009, p. 27),

As funções administrativas são também chamadas funções do administrador, porque se referem ao próprio ato de administrar. Assim, administrar é planejar, organizar, dirigir e controlar. Em outras palavras, as funções administrativas são constituídas pelo processo administrativo, o qual envolve planejamento, organização, direção e controle.

2.1.1 Planejamento

Planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais os objetivos almejados e o que deve ser feito para alcançá-los de forma eficiente eficaz.

Segundo SILVA (2010, p.151), onde cita, ‘planejamento é definido como atividade pela qual administradores analisam condições presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado (KAWASNIKA,1995, P.169)’.

Conforme Chiavenato (2009, p. 34):

Cada autor define o planejamento sob ótica ligeiramente diferente, a saber:

 Planejamento é o processo de estabelecer objetivos e cursos de ação antes de tomar a ação (Dessler, 1998).

 Planejamento significa a determinação dos objetivos organizacionais e a definição dos meios para alcançá-los (Daft, 1993).

 Planejamento é o processo de determinar como a organização pode chegar aonde ela deseja ir (Certo, 1994).

O planejamento esta focado na ação futura e projetado ao longo do tempo, focalizando os objetivos e resultados. É a partir dele que o administrador pode organizar, dirigir e controlar as atividades de seu negocio, tendo em mente sempre os objetivos a serem alcançados.

O planejamento envolve três níveis. “O planejamento pode ser estratégico, tático ou operacional. Além disso, pode haver planejamento de marketing, financeiro, da produção/operações e, ainda, de recursos humanos. De nada adianta ter objetivos se não houver um plano para alcançá-los adequadamente. Nisso reside o encanto do planejamento: buscar a melhor maneira de alcançar os objetivos propostos” (CHIAVENATO, 2009, p.35).

2.1.2 Organização

A organização é a função administrativa que envolve e coordena o agrupamento de recursos necessários para atingir os objetivos de uma empresa.

Conforme Chiavenato (2009, p. 39):

Cada autor conceitua organização de maneira ligeiramente diferente, a saber:

• Organização significa o arranjo das atividades da empresa de tal maneira que possam contribuir sistematicamente para o alcance dos objetivos empresariais (Dessler, 1998).

• Organização é o deslocamento dos recursos organizacionais para alcançar objetivos estratégicos (Daft, 1993).

• Organização é o processo de estabelecer usos ordenados de todos os recursos dentro do sistema administrativo. Tais usos enfatizam o alcance dos objetivos do sistema administrativo e assiste os gerentes não somente no alcance dos objetivos, mas também esclarecendo como os recursos devem ser utilizados para alcançá-los (Certo, 1994).

Durante toda a Era Industrial, a organização baseou-se em cinco princípios:

a) Principio de especialização;

b) Principio da definição funcional;

c) Principio da paridade da autoridade e responsabilidade;

d) Principio escalar;

e) Principio das funções de linha.

A organização formal de uma empresa ou sua estrutura é representada por meio de uma representação gráfica chamada de “organograma”. Ele é composto de retângulos ou blocos que representam os cargos ou órgãos que são ligados entre si por linhas que representam as relações de comunicação. Quando são horizontais, as linhas representam relações laterais de comunicação. Quando são verticais, as linhas representam relações de autoridade do superior para o subordinado ou relações de responsabilidade do subordinado ao superior. O que não está ligado por nenhuma linha não tem relação entre si.

O cargo mais alto da empresa não possui terminal de cima, pois não se subordina a ninguém, e o cargo mais baixo não tem o terminal de autoridade porque não tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com