TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Trabalho Universitário: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 3

A Função administrativa esta relacionada com a integração das outras cinco funções, ou seja, é responsável pela integração entre as funções técnicas, comerciais, financeiras, contábeis e de segurança. Para Fayol, nenhuma das outras tem a incumbência de constituir o seu corpo social e coordenar os esforços das diversas áreas e setores.

Foi Fayol quem primeiro conceituou sobre as funções administrativas, na época, a necessidade era realizar a diferenciação entre as funções operacionais e de gestão. Ele definiu cinco elementos básicos do processo administrativo que são utilizados até hoje, que são: planejamento, organização, direção, coordenação e controle.

O Patrimônio é o conjunto de Bens, Direitos e Obrigações de uma entidade.

Parte jurídica e material da azienda (FERREIRA, 1994)

Conjunto de riquezas e propriedades de alguém (PADOVEZE, 2000)

Entende-se a natureza dos elementos que o compõem, como dinheiro, valores a receber ou a pagar expressos em moeda, máquinas, estoques de materiais ou de mercadorias, etc. (Conselho Federal de Contabilidade, 2006)

Fontes de recursos

Capital de terceiros:

Fornecedores

Credores diversos

Governo

Instituições financeiras

Funcionários

Debenturistas

Capital próprio:

Acionistas

Proprietários

O Mercado é o local onde se encontram os produtores e os consumidores de determinada zona ou região econômica.

De qualquer modo , o mercado representa qualquer lugar onde grupo de pessoas se reúnem para vender e comprar bens e serviços. Não necessariamente é preciso a presença física para se consumar o mercado, sobretudo atualmente, com os modernos meios de comunicação e formas de comércio.

A Demanda ou procura segundo Vasconcellos e Garcia (2000) pode ser definida como um determinado período de tempo. A procura depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor, tais como o preço do bem ou serviço, o preço dos outros bens, a renda do consumidor e gosto ou preferencia do individuo.

Diferente da função demanda, a função oferta mostra uma correlação direta entre quantidade ofertada e nível de preços, coeteris paribus. É a Lei Geral da Oferta.

Oferta pode-se conceituar como as várias quantidades que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo. Da mesma forma que a demanda, a oferta depende de vários fatores; dentre eles, de seu próprio preço, dos demais preços, do preço dos fatores de produção, das preferências do empresário e da tecnologia (VASCONCELLOS; GARCIA,2000).

A Lei da oferta e da procura leva a uma tendência de equilíbrio do mercado. A interação das curvas de demanda e de oferta determina o preço e a quantidade de equilíbrio de um bem ou serviço de um determinado mercado.

A interação entre oferta e procura, que vai

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com