TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Exames: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  2.171 Palavras (9 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2 CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATVAS...................................................4

3 CONCEITO DE PATRIMONIO.................................................................................5

4 FONTE DE ORIGEM DE RECURSOS.....................................................................5

4.1 CAPITAL SOCIAL..................................................................................................5

4.2 CAPITAL DE TERCEIROS.....................................................................................6

5 ANÁLISE DE MERCADO.........................................................................................6

6 DEMANDA, OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO............................................7

7 ESTRUTURA DE MERCADO...................................................................................8

8 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL..................................................................................9

9 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................10

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................11

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem o objetivo de abordar de forma clara e sucinta temas de fundamental importância para a contabilidade. Apresentaremos a visão do teórico das funções administrativas e relacionar as idéias de tempos atrás com o que se utiliza hoje nas empresas.

Abordaremos também conceitos de patrimônios segundo alguns autores e correlacionando os mesmo. Nas fontes de origem de recurso trataremos sobre o capital social de uma empresa, a maneira como ele é empregado, como surge uma empresa de fato, a grande relevância que o mesmo tem que seja aberta uma empresa, juntamente com o capital social abordaremos o que é o capital de terceiros, já que o capital social tem suma importância no inicio da empresa o capital de terceiro fica com a responsabilidade de manutenção da empresa.

Veremos o quanto uma análise de mercado é essencial para que se sobreviva no mercado hoje me dia, juntamente com a análise a avaliação de demanda e oferta faz com que certas decisões sejam tomadas de maneira errônea, trazendo dessa maneira prejuízo. Analisaremos as principais estruturas de mercados, como que as empresas estão se organizando para enfrentarem um mercado cada vez mais exigente e competitivo.

E por fim levantaremos o tema da contabilidade social, sua importância para a sociedade, e a maneira como o foco vem mudando com o tempo, sendo hoje o mais importante o homem, não somente a visão de lucro acima de qualquer coisa.

.

2 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS:

Segundo Ferreira et. al. (2006) a estrutura da administração reúne teorias embasadas em uma visão mais mecanicista e racional do mundo. Tendo como principais teóricos dessa estrutura Taylor, Ford e Fayol, as experiências de vida desses teóricos influenciaram os trabalhos desenvolvidos por eles.

Jules Henri Fayol, engenheiro francês foi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador: prever, organizar, coordenar, comandar e controlar (POCCC). A escola de pensamento administrativo idealizado por ele Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência, direcionou seu trabalho para a empresa como um todo, ou seja, procurando cuidar da empresa de cima para baixo, ao contrário das idéias adotadas por Taylor e Ford.

Nos dias atuais a visão do Fayol está ultrapassada, as funções recebem o nome de áreas administrativas, as outras funções também receberam nomes diferentes como veremos a seguir:

• Função técnica → área de produção, manufatura ou operação

• Funções comerciais → área de vendas, marketing

• Funções de segurança → passaram pra um nível mais baixo

• Funções contábeis → subordinar às funções financeiras

Outra mudança foi o surgimento da área de recursos humanos e gestão de pessoas, as áreas acima citadas também sofreram modificações, pois hoje são geridas por equipes e não exclusivamente por departamentos como antigamente.

3 CONCEITO DE PATRIMONIO

Como patrimônio, entende-se o conjunto de bens, direitos e obrigações pertencente a uma pessoa física ou a uma empresa. Assim, pode-se afirmar que o objeto da Contabilidade é o estudo do patrimônio definido como o conjunto de bens, direitos e obrigações pertencentes a uma ou mais pessoas, em seus aspectos estático (econômico e financeiro) e dinâmico (variações sofridas pela riqueza patrimonial) e nos seus aspectos qualitativos e quantitativos, visando desnudá-lo e mostrar-lhe como está sua situação, no intuito de propiciar condições de intervenção no mesmo.

Segundo Padoveze (2000, pg 36) “é o conjunto de riquezas de propriedade de alguém...”, acrescentando a esta definição, que além de ser o conjunto de riquezas de alguém pode também ser o conjunto de riquezas de uma empresa, sendo assim Vicenzo Mazi defende que o patrimônio é o principal objeto de estudo da contabilidade, pois através da contabilidade se avalia como anda uma empresa em função disso Francisco D'Áuria defendeu o princípio patrimonialista, implantando-o nos sistemas contábeis. Segundo D'Áuria, o estado estático do patrimônio é determinado de forma objetiva pelo inventário

4 FONTES ORIGENS DE RECURSOS:

4.1 CAPITAL SOCIAL:

O capital social é o valor dos bens ou o dinheiro com que os sócios contribuem para uma empresa sem direito de devolução.

Posto isto, o capital

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com