TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Trabalho Universitário: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  3.389 Palavras (14 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 14

1 INTRODUÇÃO

Analisando o contexto Empresarial, vamos conhecer um pouco deste contexto que é de grande amplitude, e por ser bastante amplo, não se pretende aqui esgotá-lo, mas apenas falar um pouco de alguns enfoques importantes, começando pelos seguintes aspectos: Funções administrativas como planejar, organizar, dirigir, e controlar e também sobre patrimônio e suas fontes de recursos. Fazer uma análise de mercado com sua demanda, oferta, equilíbrio e suas estruturas, e como a contabilidade pode ser uma ferramenta de responsabilidade importante para o social

Para que uma Empresa possa permanecer nesse competitivo mercado e ser bem sucedida, é preciso que seja bem administrada. As teorias administrativas são modelos que mostram como a administração pode ser exercida de maneira eficiente dentro das organizações.

As maiorias das Empresas prezam o contexto empresarial, poucas são as que o estudam detalhadamente, conferindo uma vigilância mais apertada a qualquer modificação significativa no negócio. O tempo que decorre entre a ocorrência dos acontecimentos e a implantação das ações pela Empresa comporta prejuízos desnecessários, que não se verificariam se fosse realizada a devida vigilância dos fatores externos.

Veremos a seguir alguns enfoques citados nesta introdução.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ADMINISTRAÇÃO

A palavra administrar tem sua origem no latim, e seu significado original implica subordinação e serviço: ad, direção para, tendência; minister, comparativo de inferioridade; e sufixo ter, que serve como termo de comparação, significando subordinação ou obediência, isto é, aquele que realiza uma função abaixo do comando de outro, aquele que presta serviço a outro. [ CHIAVENATO, 1982:3].

Isto é, a palavra administração diz respeito a uma atividade que se realiza sob o comando de outro, de uma ação dispensada a outro em razão de autoridade. A administração é a arte de realizar objetivos através de pessoas.

A administração é essencial em toda a cooperação organizada, em todos os níveis da organização, é a ação de dirigir os negócios, de gerir bens. Todo administrador tem que interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação empresarial através de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de atingir tais objetivos.

Administração é um sistema estruturado e intuitivo que consolida um conjunto de princípios, normas e funções para alavancar harmoniosamente o processo de planejamento de situações futuras desejadas e seu posterior controle de eficiência e produtividade, bem como a organização e direção dos recursos empresariais para os resultados esperados, com a minimização de conflitos interpessoais. [OLIVEIRA, 1997:26]

As mudanças ao longo do tempo

A primeira abordagem foi a administração científica. Ela recebeu esta denominação devido ao seu caráter altamente técnico. Possuía ênfase nas tarefas, onde se procurava reduzir o desperdício e elevar o índice de produtividade. O fundador desta escola foi Frederick Taylor (1903), com inúmeros seguidores, dentre eles, Ford, Gantt e Gilbreth. Os administradores determinavam o modo mais eficiente de realizar tarefas repetitivas e utilizavam um sistema de incentivos salariais. O salário era proporcional à produção.

A segunda corrente da administração clássica é a teoria clássica das organizações. Essa abordagem anatômica e estrutural da organização foi desenvolvida em meados de 1916, por seu fundador Henri Fayol. Ela surgiu da necessidade de encontrar as linhas mestras para gerenciar organizações complexas. Ele defendia uma visão anatômica da organização em termos de organização formal, isto é, a síntese dos diferentes órgãos que compõem a estrutura organizacional, suas relações e suas funções dentro do todo. Ele acreditava que a boa prática da administração segue certos padrões que podem ser identificados e analisados.

Em seguida, Max Weber fundou a teoria da burocracia, onde buscava a eficiência máxima através da padronização do desempenho humano; ao ponto de ser possível a previsibilidade do comportamento das pessoas na organização. O homem visto como uma máquina.

As críticas à teoria clássica dizem que ela era mais adequada no passado, quando as organizações estavam num ambiente relativamente estável e previsível, do que no presente, quando os ambientes são mais turbulentos. [STONER, 1985:28]

Os primeiros teóricos da administração não tinham consciência do poder do ambiente. Apenas buscavam o modo "ótimo". Eles acreditavam que as organizações mais eficientes e mais eficazes tinham uma estrutura hierárquica baseada numa autoridade formal legalizada.

A abordagem clássica sofre críticas por ser muito teórica. Seus defensores acreditavam que com a estrutura hierárquica legalizada e a autoridade, facilitariam na avaliação e na recompensa do desempenho dos empregados. Porém, atualmente ela é censurada por ser muito generalizada, não sendo adequada para as organizações complexas de hoje em dia. Contudo, destacar estas linhas de estudo do passado auxilia na compreensão da administração atual.

Em 1932, surgiu Elton Mayo, com uma abordagem com ênfase maior nas relações humanas - a Teoria das Relações Humanas. Defendia o homo social, e introduzia nas organizações a preocupação com a satisfação dos trabalhadores, que antes não era abordada. Alguns autores discordam, dizendo que: "...apesar deste modelo dar a impressão de que reconhece as necessidades sociais dos trabalhadores, ainda assim, era somente uma outra forma de manipular os funcionários" [CHIAVENATO, 1982: 15].

Apareceram vários outros autores, com os mais diferentes enfoques, entre eles McGregor, identificando a Teoria X e Y. Seu trabalho fez parte da abordagem comportamental, que descendeu diretamente da Escola das Relações Humanas.

Por último, aparece a Teoria Neoclássica, também conhecida como o "Novo Movimento" das Relações Humanas, que faz uma tentativa de integrar a teoria clássica com a teoria das relações humanas. Entre seus principais representantes se encontram Deming, Tom Peters, Peter Drucker e William Ouchi. Em geral, propõem que para uma melhor administração, a organização deve procurar satisfazer seus funcionários, possuir um processo de tomada de decisões participativo, ter uma organização flexível e buscar sempre se atualizar com novos conhecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com