TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Trabalho Escolar: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  5.735 Palavras (23 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 23

INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é levar os leitores os principais aspectos que compõe o contexto empresarial, que são; as contribuíção da administração para o desenvolvimento das organizações, a visão holística da administração, a administração, tecnologia e organizações, patrimônio líquido(valor contabil da empresa), equação, contas que o compõe, efeitos do resultado do exercício, fontes(origens) de recursos. Capital de terceiros, capital social, a contribuíção do empreendedor para a economia, empreendedorismo e crescimento econômico entre outros.

2- A CONTRIBUÍÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES

O presente artigo analisa a relação entre teoria e prática da ciência administrativa, e sua relação com o desenvolvimento das organizações. Tem como objetivo principal estimular a discussão sobre os destinos da administração, por meio da análise de suas origens e de sua consolidação como ciência. Em um primeiro momento é apresentada a evolução histórica do pensamento administrativo, onde se ressalta a relação dicotômica entre o humano e a produção, de acordo com as várias abordagens existentes nas organizações durante o Século XX.Esse quadro evolutivo tem como culminância a hodierna visão holística da administração, inclusive com a exposição dos principais pensadores da ciência administrativa do último século e suas principais contribuições para o desenvolvimento das organizações.Em seguida aborda-se a relação entre a administração formal-científica e a administração empírica, e a formação superior dos principais teóricos da ciência administrativa. Por fim examina-se a relação entre administração, organizações e tecnologia e os impactos do uso de tecnologia e de inovação na gestão de organizações.

2.1- A VISÃO HOLÍSTICA DA ADMINISTRAÇÃO

Processo de implantações da visão holística nas empresas: Diagnóstico da empresa: avaliação do RH, TI, Fornecedores, Marca, Imagem, Clima e Cultura. Entender como estão relacionados entre si e dentro da organização.

Análise do meio externo: perceber a situação - política - social - econômica – cultural - tecnológica e concorrência e suas relação com a empresa.

Identificação do “núcleo da empresa”: Mapear os pontos fortes e competências primordiais para o negócio.

Estabelecimento da missão

Reconhecimento dos valores da empresa: Identificar o que ela entende como relevante e que define sua maneira de ser.

Definição das políticas da empresa

A abordagem holística propõe uma integração de conceitos defendidos por outros modelos de administração, como: a valorização da intuição preconizada pelo modelo japonês, o desenvolvimento pessoal defendido pela administração por objetivos e a interação valorizada pelo Desenvolvimento Organizacional.

A proposta de trazer a visão holística para a área de administração, traduzindo-a num modelo de administração holística, embora tenha seus méritos, também corre o risco de restringi-la. A visão holística está mais para uma forma de pensar, de perceber a realidade, do que para um modelo. As organizações reproduzem em pequenas escalas as configurações e dimensões do universo. Por isso se diz que o desenho das organizações atuais deveria ser uma estrutura de holograma, sem forma e limite definidos, adaptáveis às circunstâncias, com linhas hierárquicas simplificadas, muitos canais de comunicação e trabalho matricial ou em redes, formando-se equipes interdisciplinares para resolver os desafios que enfrenta a organização.

Um pensamento deve ser levado em consideração: a relação hologramática entre as partes e o todo. Quem não compreende o princípio de recursividade, está condenado à insipidez, à trivialidade e ao erro. Assim deve-se criar no homem a idéia de viver em harmonia com a natureza, como parte integrante dela, de quem é reflexo e a quem modifica, e esta necessidade de que se crie uma nova consciência ecológica e se desenvolva uma nova postura ética perante a natureza é tarefa do gerenciamento holístico.

A idéia do holismo não é nova. Ela está subjacente a várias concepções filosóficas ao longo de toda a evolução do pensamento humano. O termo holismo origina-se do grego “holos”, que significa todo. Na concepção holística, não só as partes de cada sistema se encontram no todo, mas os princípios e leis que regem o todo se encontram em cada uma das partes e todos os fenômenos ou eventos se interligam e se interpenetram, de forma global.

2.2- ADMINISTRAÇÃO,TECONOLOGIA E ORGANZAÇÕES

Uma organização é uma combinação intencional de pessoas e de tecnologia para atingir um determinado objetivo. Uma empresa é uma organização. Também o é uma divisão, um departamento ou seção dentro de uma organização maior. Pessoas, dinheiro e materiais compõem os recursos que ingressam na organização. Bens e serviços saem das organizações. Mas as organizações são muito mais que meros instrumentos para produção de bens e serviços. Elas criam também o ambiente em que a maioria de nós para a vida e , neste sentido, tem uma grande influência sobre o comportamento. Contudo, devido à relativa atualidade do desenvolvimento das grandes organizações, estamos apenas começando a nos pôr a par de alguns efeitos psicológicos deste tipo de envolvimento e da necessidade de estuda-lo. Estamos apenas começando o processo de desenvolvimento de métodos para o estudo do comportamento das pessoas no ambiente organizacional. Se nossa sociedade tem grande necessidade de organizações bem administradas, concluímos que os administradores são um recurso social muito importante. Como acontece no caso das organizações, cada um de nós sabe alguma coisa sobre administração, devido aos contatos diários com as várias organizações ou com os gerentes de tais organizações. Muitas pesquisas confirmaram que as tarefas e as tecnologias de uma organização também são importantes determinantes de sua estrutura. Alguns estudos de maior peso nesta área foram os estudos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com