TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Tese: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Tese  •  1.047 Palavras (5 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 5

Um empresário descobriu que o alumínio era um negócio rentável. Ele viu que em 2004 tinha bastantes lojas de 1,99 que necessitava muito desse produto, então ele resolveu montar a empresa para atender esse mercado onde houve uma boa aceitação; para se manter no mercado, a empresa também investiu na qualidades dos produtos e em novidades. O outro empresário fez um curso para empresários e buscou todas as informações antes de abrir a empresa; como por exemplo, a necessidade de mercado (o que produzir como produzir e onde vender); fez planos para saber quanto investir, o que a empresa precisava para funcionar. Por conta disso o empresário visualizou desde o início da produção, com a compra de materiais e embalagens ao processo de distribuição aos salões de beleza.

A Indústria em Bragança Paulista, no interior de São Paulo investiu o dinheiro que tinha, visando à necessidade do mercado, tendo certeza que futuramente o seu negócio teria um lucro satisfatório e mesmo sem planejamento poderia contratar mão de obra e administradores para executar a empresa, já o químico Eduardo Martinez planejou desde que decidiu entrar no ramo de cosméticos, buscando cursos e aprofundamentos nesta área, para quando estivesse tudo planejado seria a hora de recorrer ao banco em busca do seu capital. Dentro desses cenários várias variáveis macroeconômicas interferiram nas atividades empresariais; juros: pois todo mês tinha a obrigação de pagar o financiamento, mesmo antes da lucratividade da empresa; crescimento econômico: investimento de R$ 140 mil tendo hoje um faturamento mensal de R$300 mil; salário de funcionários: uma obrigação que a empresa tem de arcar, obtendo lucro ou não.

A importância do Controle Contábil compreende no plano de organização e no conjunto coordenado dos métodos e medidas, adotadas pela empresa para proteger seu patrimônio, além de planejar, organizar e supervisionar informações. Por favorecer e auxiliar o processo de gestão nas empresas é uma ferramenta de planejamento que além de detectar falhas também as previne. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem de um método quantitativo e qualitativo dos dados e fontes fornecidos pela entidade. Serão analisados todos os procedimentos desenvolvidos pela empresa para assim buscar soluções e melhorias para a execução de suas atividades. Conclui-se que apesar da importância do controle, ainda há deficiências ao executar e desenvolver essa ferramenta de gestão, constatando-se que algum dos procedimentos que compõe a estrutura do controle venha garantir um desenvolvimento harmônico com maior eficiência nas operações e não estão sendo utilizadas de maneira eficaz, impossibilitando o reconhecimento financeiro e social determinado na sua visão. Toda empresa possui metas a serem alcançadas, os gestores e proprietários visam a lucratividade, crescimento e estabilidade, valores esses que correspondem ao reconhecimento e sucesso empresarial.

O controle contábil foi importante nos dois casos relacionados acima, para um empresário o investimento em qualidade e novidades de produtos, deixaram os clientes satisfeitos e o seu negócio cresceu, o outro empresário observou a necessidade do mercado, de como alcançar metas, crescimento, lucratividade e estabilidade assim agindo corretamente com os clientes.

"Responsabilidade Social é um estágio mais avançado no exercício da cidadania corporativa", apontam Neto e Froes. Quanto aos três estágios de gestão da responsabilidade corporativa esclarece que ela está relacionada à consciência social e ao dever avinco, é uma ação coletiva, onde toda empresa age em favor da cidadania, respeitando e estimulando a cidadania corporativa. As ações de responsabilidade social necessitam de certa periodicidade, método e sistematização, ou seja, um gerenciamento dessas ações, que em geral buscam a sustentabilidade e auto-sustentabilidade da sociedade. Por isso sempre procuram uma solução para o mercado investindo em qualidade, modernidade e estratégias satisfazendo o cliente e procurando se destacar para atrair e conquistar clientes, tendo assim um retorno econômico social, dentro desse conceito vimos que os dois empresários buscaram formas diferentes de montar as empresas, um observou qual o produto que o mercado estava a procura e viu que era rentável, montou a empresa e atraiu clientes com preço acessível e qualidade, já o outro primeiro pesquisou,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com